2 de Maio de 2019
A água de reúso pode ser utilizada para serviços externos, como lavagem de ruas, limpeza de calçadas e praças, rega de jardins, limpeza de paredes externas e desobstrução de tubulações de drenagem de água da chuva
A utilização da água de reúso em centros urbanos traz uma grande oportunidade de benefícios ambientais, sociais e econômicos e é uma importante parte da solução para as crises hídricas decorrentes da falta de chuvas.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) o número de habitantes deve crescer 2,2 bilhões até 2050. Com esse aumento populacional, a demanda por água potável para consumo tende a ser 70% maior que a atual. Esses dados alertam que, até 2030, quase metade da população mundial terá problemas de abastecimento.
Sendo assim, a utilização de água de reúso passa a ser fundamental, pois cada litro de água de reúso aplicado em atividades que não necessitam do uso de água potável para serem executadas, implica em um litro de água potável melhor aproveitado pela população das metrópoles que sofrem com problemas operacionais de abastecimento.
No município de Mauá, a BRK Ambiental já oferece a utilização de água de reúso como contribuição para a redução da captação de água tratada, gerando economia e minimizando riscos de futuros períodos de escassez.
A água de reúso não tem potabilidade e não é utilizada para consumo humano; mas está especialmente adequada para serviços externos como lavagem de ruas, limpeza de calçadas e praças, rega de jardins, limpeza de paredes externas e desobstrução de tubulações de drenagem pluvial. Hoje, esses serviços demandam grande volume de água potável, que poderia ser melhor destinada à população.
Portanto, para a correta utilização, de acordo com a qualidade exigida pelas normas legais, parte do volume do esgoto tratado na ETE-Mauá passa por processo tratamento complementar específico, com filtração e desinfecção, para então ser transformada em água de reúso.
Para o meio ambiente, a solução impacta positivamente na redução de captação de água em mananciais e na melhor utilização da água potável, preservando assim os recursos hídricos voltados para o consumo da população.
Como benefícios sociais e econômicos, a utilização da água de reúso contribui diretamente com a diminuição dos custos com o consumo do recurso potável para atividades como irrigação e lavagens de equipamentos, frotas, pátios e ruas, por exemplo, com oportunidades de negócios para empresas que optarem pelo serviço e colabora com a geração de empregos diretos e indiretos. As empresas ou órgãos públicos que passarem a utilizar água de reúso em seus processos podem reduzir custos beneficiando também o consumidor final e a população da cidade.
Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de Mauá gera uma média mensal de aproximadamente 3 milhões de litros de água de reúso, exclusivamente para consumo da operação da planta e das equipes que cuidam das redes coletoras de esgoto espalhadas pelas ruas de nossa cidade. Ou seja, com essa utilização, milhares de litros de água potável deixam de ser usados nas ruas, gerando benefícios ambientais e econômicos para o município.
Para saber mais sobre água de reúso e conhecer o avanço dos índices de tratamento de esgoto da cidade, a BRK Ambiental promove visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Esgoto por meio do Programa Portas Abertas. Solicite o agendamento pelo site ou por meio dos canais: 0800 771 0001 e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.