08 de março - O poder feminino dentro do saneamento básico na BRK

08 de março - O poder feminino dentro do saneamento básico na BRK

Notícias Mar 07, 2023

07 de Março de 2023


Ao acordar, levantamos e bebemos um copo de água, fervemos água para o café, utilizamos o vaso sanitário, lavamos o rosto, tomamos banho. Em tudo isso, a BRK, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto de Sumaré, está presente.  
 
O saneamento básico é uma prestação de serviço de extrema importância na vida de todos e foi por esse motivo que a Jaciara Silva dos Santos se encantou ainda muito cedo pelo saneamento. Em 2018, passou a integrar a equipe de abastecimento e tratamento de água da BRK em Sumaré. 
 
“Gosto do impacto que meu trabalho tem na vida das pessoas. Trabalhar com a água e o esgoto é levar qualidade de vida e saúde para a população”, relata a colaboradora. 
 
Na equipe de abastecimento e tratamento de água, Jaciara fez parte do projeto que revolucionou o acesso ao saneamento básico do município. No ano de 2020, foi implementada uma tecnologia de sistema de gestão online de níveis e pressões de reservatórios, até então inédito no Brasil.  
 
Com essa tecnologia de baixo consumo de energia, é possível acompanhar e monitorar diversos parâmetros dos reservatórios, dentre eles, o mais importante que é o nível de água, evitando os extravasamentos ou falta do recurso. Antes da instalação dos equipamentos, quatro equipes de operadores percorriam mais de 335 quilômetros por dia exclusivamente para a verificação dos níveis de reservação.   
  
“Isso nos trouxe mais segurança operacional, porque conseguimos acompanhar os dados remotamente e agir com maior assertividade evitando intercorrências. Essa gestão integrada garantiu uma maior estabilidade em todo sistema de distribuição de água”, destaca ela.  
 
A instalação dos equipamentos, também contribuiu para o resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município. Nos últimos 12 meses, o índice médio de perdas foi de 33,64%, abaixo da marca de 34,91% registrada no ano anterior e inferior à média nacional, que chega a 40,1% segundo dados do Instituto Trata Brasil.  
 
Atualmente, Jaciara faz parte da Equipe de Perdas, em que é a única mulher entre 18 homens, possui uma função de liderança e reforça a capacidade feminina de integrar qualquer profissão que desejar.  “Um exemplo fala mais que mil palavras. Não se detenha por ser mulher, escolha sua profissão por amor, mesmo que seja majoritariamente um ambiente masculino, siga em frente”, enfatiza ela.  
 
A BRK trabalha todos os dias para levar até os sumareenses, abastecimento de água de excelência, que passa por um processo de controle rigoroso que garante a qualidade da mesma.