10 de Abril de 2019

Com esse trabalho, é possível orientar a população do uso correto da ligação de esgoto e reduzir transbordamentos e retornos de esgoto nas ruas e nos imóveis 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realiza a partir desta quinta-feira, dia 11 de abril, inspeções nos imóveis do município com o objetivo de verificar se as tubulações de esgoto dos imóveis estão recebendo água de chuva. Com esse trabalho, é possível orientar a população do uso correto da ligação de esgoto e, com isso, reduzir transbordamentos e retornos de esgoto nas ruas e nos imóveis da cidade. 

“Em algumas casas, a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto sobrecarregando a tubulação e dificultando o escoamento. Por isso, estamos desenvolvendo essa ação na cidade para orientar a população sobre a importância dessa separação”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré. 

A ação é importante e necessária porque o sistema de coleta de esgoto foi feito exclusivamente para receber os esgotos gerados nos imóveis. Já a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais ou para o escoamento das calçadas. “Um dos problemas mais graves causado pelo lançamento da água da chuva nas redes de esgoto é o retorno da mistura da água da chuva mais o esgoto dentro das residências”, destaca Salvi. 

“As redes de esgoto têm dimensões suficientes para receber os efluentes dos banheiros, pias e cozinhas. Quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto, devido ao grande volume, ocorrem entupimentos e extravasamentos, além de comprometer o sistema de coleta e tratamento de esgoto e também gerar riscos à saúde e impactos ambientais.”

Para a realização da vistoria, é necessário que um técnico da concessionária tenha acesso ao interior do imóvel, para realizar os testes nos ralos e caixas de inspeção. Durante essa ação, será distribuída uma cartilha orientativa e, caso seja constatada alguma irregularidade, os clientes serão orientados a fazer as adequações necessárias dentro do prazo estipulado pela concessionária.

O trabalho ocorrerá ao longo de todo o ano de 2019 e terá início nas regiões do Villa Flora e Maria Antônia. As inspeções ocorrerão sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nossos funcionários estão sempre uniformizados e com o crachá da concessionária para identificação. 

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, pelo site ou pelas redes sociais.