09 de Junho de 2021
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, retomou as inspeções nos imóveis do município com o objetivo de verificar se as tubulações de esgoto e, consequentemente, as redes coletoras, estão recebendo água de chuva. O objetivo desse trabalho é orientar a população sobre o uso correto da ligação na rede e, com isso, reduzir a quantidade de transbordamentos e retornos de esgoto nas ruas e nos imóveis da cidade.
O programa de vistoria residencial terá início no bairro Jardim Maria Antônia e depois seguirá para o Jardim Bandeirantes. A expectativa é de que 500 imóveis sejam vistoriados por mês.
Para a realização desse trabalho, é necessário que o técnico da concessionária tenha acesso ao interior dos imóveis para realizar os testes nos ralos e caixas de inspeção. Durante essa ação, será distribuída uma cartilha orientativa e, caso seja constatada alguma irregularidade, os clientes serão orientados a fazer as adequações necessárias dentro do prazo de 90 dias.
Esse trabalho é importante e necessário porque o sistema de coleta de esgoto foi feito exclusivamente para receber os efluentes gerados nos imóveis, que escoam pelos ralos das pias, dos chuveiros, máquina de lavar e do vaso sanitário. Já a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais ou para o escoamento das calçadas.
Um dos problemas mais graves causado pelo lançamento da água da chuva nas redes de esgoto é o retorno, mistura da água da chuva mais o esgoto, dentro das residências.
“As redes de esgoto têm dimensões suficientes para receber os efluentes dos banheiros, pias e cozinhas. Quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto, devido ao grande volume, ocorrem entupimentos e extravasamentos, além de comprometer o sistema de coleta e tratamento e gerar riscos à saúde e impactos ambientais”, explica a gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré, Rafaella Lange.
Já as galerias de águas pluviais são maiores porque recebem a água da chuva e também a água que escoa por ralos e calhas dos imóveis.
“Em algumas casas, a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação e dificultando o escoamento. Por isso, estamos desenvolvendo essa ação na cidade para orientar a população sobre a importância de separar as redes”, ressalta Rafaella.
O trabalho ocorrerá ao longo de todo o ano de 2021. As inspeções serão realizadas sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nossos funcionários estão sempre uniformizados e com o crachá da concessionária para identificação.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelas redes sociais.