Projetos realizados pela BRK Ambiental em parceria com a Prefeitura tiveram resultados expressivos em 2019
Além da realização de obras de saneamento por meio a Parceria Público-Privada estabelecida entre a Prefeitura de Macaé e a BRK Ambiental, um outro resultado muito importante foi atingido em 2019: o alcance das ações sociais promovidas pela empresa com o apoio do poder público. Este ano, foram quase seis mil pessoas alcançadas através dos projetos da concessionária. E a meta é ampliar ainda mais esses números no próximo ano.
Com o final do ano letivo, vale o destaque para o concurso “Colorindo o Futuro”, que contou com participação recorde em 2019. Foram 1192 participantes, alunos de 16 Escolas da Rede Municipal. E os resultados estarão em evidência ao longo de todo ano de 2020, já que, além dos tablets e da bicicleta entregues aos premiados, os desenhos do concurso estarão estampados no calendário da empresa, enquanto as redações foram publicadas no jornal local.
A importância do saneamento na qualidade de vida e na conservação do meio ambiente também foi abordada nos programas de educação ambiental “Portas Abertas”, que atendeu 220 pessoas em Macaé e o “Vilões do Esgoto”, que, no total, contou com 1105 participantes no município em 2019.
O tema ainda foi levado à sala de aula por meio de palestras educativas com temas como “Operação e Tratamento de esgoto em Macaé” e a “A importância da preservação da Lagoa de Imboassica, realizadas para alunos do ensino técnico e superior. Além disso, a BRK ainda esteve presente na VI Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) e na Feira de Ciências da UFRJ, realizadas na Cidade Universitária, com a experiência de realidade virtual “Portas Abertas 360°”. Somadas, essas atividades reuniram mais de 100 alunos de diversas instituições de ensino.
Viagem no tempo – Se com o “Portas Abertas 360°” foi possível fazer uma visita virtual à uma estação de tratamento, o projeto “Nave BRK” levou 350 pessoas em uma viagem no tempo para oferecer uma experiência inovadora e reforçar a importância do saneamento básico e da prática de atitudes sustentáveis. O projeto foi realizado por meio da parceria entre a BRK Ambiental e o Green Nation e contou com o apoio da Prefeitura de Macaé.
Uma outra viagem capitaneada pela ex-ginasta campeã mundial, Daiane dos Santos, levou 2300 estudantes da rede municipal de ensino. Com palestras recreativas e atividades lúdicas, o projeto “Gotas de Futuro”, realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com BRK Ambiental com apoio da prefeitura, ajudou a conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de termos nossos esgotos coletados e tratados.
- Temos um papel importante na educação ambiental para mostrar como o saneamento básico transforma a vida das pessoas. Conseguimos números muito expressivos este ano e queremos seguir fazendo a diferença neste ciclo de conscientização em 2020 - destaca Sérgio Trentini, diretor da BRK Ambiental Macaé.