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Dúvidas Frequentes

Cadastro

A unidade realiza algum serviço para os clientes do tipo caça vazamento, limpeza de caixa de água e outros serviços parecidos?

A empresa BRK Ambiental não realiza esse tipo de serviço. Nesses casos, o cliente deverá contratar alguma empresa particular.

Após o pagamento de uma fatura em atraso, qual o procedimento para religação da água cortada?

A ligação cortada por falta de pagamento terá seu abastecimento reestabelecido em até 2 dias úteis, após identificarmos a quitação do débito.

Como e onde posso ser atendido pela Casal?

Qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao período anterior à entrada da BRK Ambiental, por favor verificar no site www.casal.al.gov.br ou através do 0800 082 0195.

Como faço para agendar um atendimento nas lojas da BRK Ambiental?

Para atendimento presencial nas lojas da BRK Ambiental, o agendamento deve ser feito na Agência Virtual MinhaBRK https://minhabrk.com.br/home/servicos/agendar-atendimento

Como faço para comprovar que não tenho débitos com a Casal?

Qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao período anterior à entrada da BRK Ambiental, por favor verificar no site www.casal.al.gov.br ou através do 0800 082 0195.

Como posso negociar os débitos que eu tenho com a Casal?

Todos os débitos existentes com a CASAL devem ser negociados diretamente com a empresa.

Consigo realizar meus pagamentos via internet?

Sim, através do aplicativo do PicPay, na MinhaBRK ou no site do seu banco.

Consigo realizar pagamentos na Loja de atendimento?

Devido a pandemia, os atendimentos nas lojas estão sendo realizados somente por agendamento. Por isso, dê preferência aos nossos canais digitais.

É preciso que os moradores façam algum novo cadastro agora que a BRK assumiu os serviços de saneamento da cidade?

Não será preciso fazer novo cadastro junto à BRK Ambiental. Caso o cliente receba sua fatura com alguma informação desatualizada, deverá procurar uma loja de Atendimento mais próxima para atualizações. É importante ressaltar que a BRK também fará um trabalho proativo de atualizações cadastrais.

Em caso de denúncias sobre ligações clandestinas, podemos encaminhar o caso para vocês ou existe algum canal específico que o morador pode utilizar?

Em caso de denúncia não há necessidade da pessoa se identificar, poderá ser feito o relato através dos nossos canais de atendimento:

Informação para o atendente: Atendente, basta abrir a Ordem de Serviço específica e detalhar a informação recebida que a equipe da BRK dará encaminhamento as verificações necessárias.

Entidade filantrópica tem algum tipo de tarifa diferenciada?

Sim, de acordo com o anexo V do Edital do contrato de concessão.

Existe um buraco aberto pela Casal em frente minha casa

Os reparos serão feitos pela BRK Ambiental, iremos abrir uma Ordem de Serviço e solicitar que a equipe técnica vá até o local.

Família de baixa renda pode ter o fornecimento cortado?

O cliente deve pagar as faturas até a data de vencimento. Após vencimento, o cliente receberá o aviso de débito da sua fatura e posteriormente haverá a suspensão.

Há alguma obra prevista para os próximos meses/ano que tratará algum benefício significativo para a cidade?

A BRK Ambiental está comprometida em melhorar os serviços de saneamento na cidade. A empresa garantirá maior confiabilidade e regularidade no abastecimento de água e o avanço dos serviços de coleta, tratamento e disposição final do esgoto. Os investimentos serão realizados conforme estão previstos no contrato de concessão e metas estabelecidas pelo município.

Minha água foi cortada pela Casal

A BRK irá fazer a religação, vamos abrir uma Ordem de Serviço, conforme previsto na tabela de preços para religação. O prazo pode variar de acordo com o tipo de corte (ramal ou cavalete) executado.

Não quero possuir o serviço da BRK Ambiental

Não, pois somente a BRK Ambiental prestará os serviços de distribuição de água, bem como os serviços de coleta, transporte e tratamento de esgoto sanitário da Região Metropolitana de Maceió.

O cadastro (cliente com tarifa diferenciada) será migrado para a BRK Ambiental?

Não. A BRK irá praticar a estrutura tarifária vigente no anexo V do Contrato de Concessão. As tarifas serão de acordo com as categorias de cada cliente.

O que a concessão engloba como responsabilidade da BRK Ambiental?

A concessão engloba a operação dos sistemas de distribuição de água, bem como os serviços de coleta transporte e tratamento de esgoto sanitário da Região Metropolitana de Maceió. A empresa também realizará os investimentos necessários para a manutenção da regularidade e ampliação do abastecimento de água e implantação do sistema de tratamento de esgoto. A BRK também é a responsável por toda gestão comercial, dos serviços prestados, tais como, leitura e emissão de conta, cobrança das faturas, arrecadação dos valores, manutenção do parque de hidrômetros, além de todo atendimento ao público através de nossas lojas, canais digitais e atendimento telefônico pelo número 0800 771 0001.

O que é a MinhaBRK?

A MinhaBRK é a Agência Virtual da BRK Ambiental, totalmente personalizada para cada cliente e com ampla oferta de serviços como emissão de 2ª via, histórico de consumo, cadastro para envio de fatura por e-mail, informações sobre os canais de atendimento, pagamento com cartão de crédito, possibilidade de reportar um problema, histórico das contas, entre outros.

O que eu preciso para me cadastrar no programa de baixa renda?

O cliente deverá cumprir o seguintes pré-requisitos:

  • Receber bolsa família ou cadastro NIS;
  • Ter renda inferior a 1 salário-mínimo e meio;
  • O imóvel não pode ultrapassar 60m² de área construída;
  • O consumo deve ser de até 20m³;
  • Manter-se sempre adimplente com os pagamentos;
  • Não ter histórico de fraude na ligação; e 
  • Fazer o recadastramento Anual.

Atendidos os pré-requisitos listados acima deve efetuar o agendamento em uma de nossas lojas de atendimento, espalhadas pela região metropolitana de Maceió, munido dos seguintes documentos;

  1. Apresentar o CPF se pessoa física ou CNPJ quando pessoa jurídica, Carteira de Identidade ou na ausência, outro documento equivalente com foto (Carteira Nacional de Habitação, Carteira de Conselho Profissional, etc.);
  2. Apresentar um dos seguintes documentos comprobatórios da propriedade ou da posse do imóvel: escritura pública, matrícula do registro do imóvel, carnê do IPTU, contrato particular de compra e venda ou locação.
  3. Cartão do bolsa família ou o número de inscrição do NIS;
  4. Comprovante do último saque do seu benefício da bolsa família;
Perguntas referente à tarifa?

A estrutura tarifária utilizada é cobrada em concordância ao anexo V do Edital do Contrato de Concessão Administrativa, firmado com a Secretaria de Estado da Infraestrutura – Comissão Especial de Licitação – CEL/AL DECRETO Nº 69.903, de 27 de maio de 2020, e regulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Você pode consultar a tarifa e faixas de consumo cobradas na cidade através do nosso site: www.brkambiental.com.br (link estrutura tarifária), ou em nossas lojas de atendimento presencial.

Por que a BRK Ambiental assumiu os serviços da CASAL?

A BRK Ambiental foi vencedora do processo licitatório efetuado pelo Estado de Alagoas para concessão dos serviços de saneamento na Região Metropolitana de Maceió. A BRK Ambiental passa a ser responsável pela distribuição de água, coleta, transporte e tratamento de esgoto e, também fará os investimentos necessários a manutenção da regularidade e ampliação do abastecimento de água e implantação do sistema de tratamento de esgotos.

Por que minha fatura mudou?

A BRK Ambiental em compromisso com o cliente apresenta um novo e moderno layout da fatura, com mais informações e de fácil compreensão ao consumidor, seguindo a identidade visual da empresa.

Posso comprar água de caminhão pipa?

As edificações permanentes urbanas serão conectadas às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeitas ao pagamento de taxas, tarifas e outros preços públicos decorrentes da disponibilização e da manutenção da infraestrutura e do uso desses serviços.

Posso consumir água de poço artesiano?

As edificações permanentes urbanas serão conectadas às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeitas ao pagamento de taxas, tarifas e outros preços públicos decorrentes da disponibilização e da manutenção da infraestrutura e do uso desses serviços.

Quais municípios terão os serviços de saneamento básico da BRK Ambiental?

Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Maceió, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia e Satuba.

Quais os canais de atendimento da BRK Ambiental?

A BRK Ambiental disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

Quais os objetivos e expectativas da BRK em assumir os serviços na Região Metropolitana de Maceió? (Próximos passos, avanços futuros, onde queremos chegar).

A BRK Ambiental está comprometida em melhorar os serviços de saneamento na região. Com os investimentos que serão realizados, a empresa garantirá maior confiabilidade e regularidade no abastecimento de água e o avanço dos serviços de coleta, tratamento e disposição final do esgoto, que hoje atendem menos de 50% da população.

Qual a diferença da tarifa residencial, comercial, rural, social e industrial?

As classes com suas respectivas subclasses são definidas como se segue:

  • Residencial:
    • Residencial;
    • Residencial baixa renda;
    • Residencial baixa renda Indígena;
    • Residencial baixa renda benefício de prestação continuada da assistência social;
    • Residencial baixa renda multifamiliar.
  • Industrial:
    • Indústria de bens de produção;
    • Indústria de bens de capital;
    • Indústria de bens de consumo;
    • Indústria extrativa;
    • Indústria de transformação;
    • Energética;
    • Alimentícia;
    • Construção Civil.
  • Comercial:
    • Comércio;
    • Serviços de transporte, exceto tração elétrica;
    • Serviços de comunicações e telecomunicações;
    • Associação e entidades filantrópicas;
    • Templos religiosos;
    • Administração condominial: iluminação e instalações de uso comum de prédio ou conjunto de edificações;
    • Iluminação em rodovias: solicitada por quem detenha concessão ou autorização para administração em rodovias;
    • Semáforos, radares e câmeras de monitoramento de trânsito, solicitados por quem detenha concessão ou autorização para controle de trânsito.
  • Rural:
    • Agropecuária rural;
    • Instalações elétricas de poços de captação de água
    • Serviço de bombeamento de água destinada à atividade de irrigação.
    • Agropecuária urbana:
    • Residencial rural;
    • Cooperativa de eletrificação rural;
    • Agroindustrial;
    • Serviço público de irrigação rural;
    • Escola agrotécnica: estabelecimento de ensino direcionado à agropecuária;
    • Aqüicultura.
  • Poder Público:
    • Iluminação Pública;
    • Serviço Público: Tração elétrica;
    • Água, esgoto e saneamento;
    • Consumo Próprio.
Qual é a política para troca de hidrômetro adotada pela BRK Ambiental?

A BRK Ambiental tem um planejamento de troca preventiva e corretiva do parque de hidrômetro. Toda e qualquer substituição ou adequação ao Hidrômetro de sua ligação, o cliente será informado e não haverá nenhum custo para ele. Somente ocorrerá custos na substituição, quando for verificado que houve interferência indevida do cliente no equipamento. Em caso de dúvidas, o cliente poderá entrar em contato através dos nossos canais de atendimento 0800 771 0001 ou em nossa loja de atendimento presencial.

Qual é o prazo para pagamento de uma fatura sem que haja o corte da água?

O pagamento da fatura deverá ser feito sempre com antecedência ou na data de vencimento. Caso o cliente não pague sua fatura na data correta, a ligação estará sujeita a corte de fornecimento após o prazo no aviso de vencimento da fatura.

Qual é o procedimento e documentos necessários para solicitar desligamento de ligação?

O cliente deverá efetuar o agendamento em uma de nossas lojas de atendimento espalhadas pela região metropolitana de Maceió. O encerramento da relação contratual entre a BRK e o Cliente será efetuado segundo as seguintes características e condições: mediante pedido de desligamento do titular de posse de RG e CPF ou documento equivalente e documentos comprobatórios da propriedade ou da posse do imóvel: escritura pública, matrícula do registro do imóvel, carnê do IPTU, contrato particular de compra e venda ou locação, observado o cumprimento das obrigações previstas no contrato de abastecimento.

Qual o endereço e horário de atendimento da BRK Ambiental?

As lojas de atendimento presencial, devido à pandemia, funcionam somente por agendamento. Por este motivo, dê preferência aos nossos canais digitais:

Quando a BRK passa a ser responsável pelos serviços de água e esgoto da minha cidade/ Região Metropolitana de Maceió (RMM)?

A BRK Ambiental passará a ser responsável pela distribuição de água, coleta, transporte e tratamento de esgoto da Região Metropolitana de Maceió a partir de 01 de julho de 2021. Toda estrutura antes operada pela antiga concessionária, passa a ser de responsabilidade da BRK Ambiental, após esse recebimento.

Quando devo acionar a Ouvidoria?

Para garantir o atendimento adequado das demandas de ouvidoria, a BRK Ambiental disponibiliza um telefone exclusivo 0800 771 0012. As demandas de ouvidoria devem ser registradas após o vencimento do prazo de atendimento de uma solicitação, reclamação ou se houver discordância em relação às providências adotadas pela Concessionária. O usuário poderá registrar sua solicitação na ouvidoria da BRK Ambiental, sendo que para tanto, bastará informar o número do protocolo do serviço a ser reclamado.

Quem é a Sanama? E qual a responsabilidade dela?

A Sanama é responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário e por serviços complementares relativos à leitura de hidrômetros, fiscalização, cobrança e gestão comercial dos sistemas de esgotamento sanitário e do de abastecimento de água, referente ao Contrato nº 079/2014.

Quem é responsável por captar e tratar a água?

A responsabilidade segue sendo da Casal. Ela fornece água para a BRK e tem por obrigação manter o devido tratamento para garantir a procedência desta.

Tenho uma fatura da Casal e outra da BRK Ambiental, qual devo pagar?

Ambas as faturas deverão ser pagas. A fatura da Casal é referente ao consumo e débitos anteriores à operação da BRK.

Conta

Como faço para retirar uma segunda via da fatura?

A BRK Ambiental começará a operação a partir de 01/07/21. Para emissão de segunda via de períodos anteriores, a solicitação deverá ser feita à Casal. Por favor, verificar no site www.casal.al.gov.br ou entrar em contato no 0800 082 0195.

Para emissão de 2ª via de faturas emitidas pela BRK Ambiental, utilize nossos canais digitais ou nosso call Center:

Minha conta era débito automático, por que foi cancelado o débito junto ao Banco?

As contas que estavam em débito automático foram canceladas, pois houve mudança de empresa. Para que haja novamente débito automático de sua conta, é necessário procurar seu Banco para nova inclusão.

O vencimento da minha conta vai mudar?

Sim, diferente da Casal, nossas contas serão emitidas com prazo de vencimento mínimo de 10 dias da emissão da conta.

Onde posso pagar minha conta da BRK Ambiental?

As contas emitidas pela BRK podem ser pagas na rede bancária credenciada - (BB, CEF, ITAÚ, SANTANDER, BRADESCO, SICOOB e LOTERICAS).

Por que minha conta aumentou?

Aumentos no valor da conta podem ser causados pela mudança no comportamento do consumo de água do cliente, decorrente da elevação da temperatura em meses mais quentes ou em decorrência do recebimento de visitas, por exemplo. Se o morador notar qualquer comportamento fora de seu padrão de consumo, orientamos verificar a existência de algum vazamento (mesmos os menores, como uma torneira pingando) visível ou invisível e saná-lo de imediato. A BRK Ambiental está pronta para auxiliar o morador com dúvidas através de seus canais de atendimento como as redes sociais, nossas lojas presenciais e o 0800 771 0001.

Posso parcelar a conta da BRK Ambiental?

Sim, após início da emissão das faturas através da BRK Ambiental, o parcelamento deverá ser solicitado em nossas agências de atendimento.

Qual deve ser o procedimento em caso de pagamento duplicado?

A BRK Ambiental, em seu compromisso com o cliente, optou em realizar o faturamento do primeiro mês de operação pela média de consumo, evitando erros na emissão da fatura.

Qual é o procedimento e documentos necessários para solicitar alteração da data de pagamento da fatura?

Atualmente, todas as faturas emitidas aos clientes de Alagoas contam com o prazo mínimo para vencimento. Contados da data da respectiva apresentação, o prazo é de 10 (dez) dias corridos para as unidades usuárias de todas as categorias após sua emissão. Caso o cliente requeira alteração de vencimento, terá que optar entre as datas de vencimento pré-definidos pela BRK Ambiental, de acordo com a Resolução da Agência Reguladora – ARSAL, munidos de documentos pessoais que comprovam titularidade da ligação, Proprietário/Inquilino.

Quando vou receber a primeira conta da BRK Ambiental?

A primeira conta da BRK Ambiental será emitida e entregue durante o mês de julho de 2021.

Se eu não pagar as contas emitidas pela Casal, a BRK Ambiental vai cortar o abastecimento? O que acontece comigo?

Pela BRK Ambiental, não haverá corte no abastecimento devido a débitos das faturas emitidas pela Casal.

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