Notícias

Dia do Líder Comunitário: Representantes fortalecem participação social para avanço do saneamento

IMG_0824

05 de Maio de 2022

Lideranças da Região Metropolitana de Maceió foram homenageados em evento promovido pela BRK nesta quinta-feira (5)

Em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado nesta quinta-feira (5), cerca de 130 representantes de diversas comunidades localizadas na Região Metropolitana de Maceió participaram de um café da manhã no Jaraguá. A homenagem foi promovida pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto nos 13 municípios que formam a região e que tem realizado um trabalho pioneiro de proximidade e parceria junto às lideranças comunitárias.

Desde que começou a operar em Alagoas, em julho de 2021, a concessionária abriu linhas diretas de comunicação com associações de moradores e representantes de centenas de bairros residenciais e comunidades para entender as especificidades e necessidades de cada região. Por meio da equipe de Sustentabilidade da BRK, os líderes comunitários enviam protocolos das solicitações, reportam ocorrências emergenciais e têm acesso às tratativas para a resolução das demandas por meio de atendimento diário, inclusive nos fins de semana.

IMG_0680

“Contar com essa parceria é de grande importância para que a gente consiga entender as demandas das comunidades e desenvolver soluções assertivas a partir da realidade de cada uma, além de atuar com mais agilidade diante de situações emergenciais. Por isso, fizemos questão de homenagear os líderes comunitários, que tanto contribuem com o nosso trabalho. Estamos do mesmo lado e temos mostrado isso todos os dias”, destacou Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas, durante o evento.

IMG_0532

O canal de atendimento direto foi destaque nos depoimentos dos representantes, que tiveram a oportunidade de falar sobre as demandas das respectivas comunidades. “Desde que a BRK criou esse acesso direto de atendimento às lideranças, temos recebido atenção em todas as solicitações, que sempre são solucionadas. Até o momento, já foram reparados mais de 90 vazamentos na minha região. Agradecemos à empresa por todas as melhorias realizadas e por esse reconhecimento do nosso trabalho à frente da comunidade, que é algo novo para a gente”, relatou José Mota, conhecido como Motinha, líder comunitário do bairro Santa Lúcia.

A presença das equipes operacionais nas comunidades também foi evidenciada como ponto positivo nestes primeiros dez meses de operação da concessionária. “A atenção com as demandas dos moradores do Conjunto Alto da Barra tem sido um diferencial. Todos os dias a gente vê as equipes passando para fazer algum serviço, monitorar o abastecimento, verificar o sistema. Isso mostra a preocupação com a qualidade do serviço”, pontuou Luciano Santos, líder comunitário da Barra de São Miguel.

IMG_0760

Atualmente, são mais de 250 líderes mapeados pelo setor de Sustentabilidade da BRK em todas as 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió. O atendimento das demandas repassadas pelos representantes segue o mesmo fluxo das registradas pelos canais de atendimento da empresa, por meio dos protocolos de solicitações.

Texto e fotos: Bárbara Pacheco

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE