Aquapolo

O Aquapolo é uma importante iniciativa da BRK Ambiental no setor de utilities. Resultado de uma parceria entre BRK Ambiental e Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o projeto é o maior empreendimento voltado para a produção de água de reúso industrial do Hemisfério Sul. 

Localizado na região metropolitana de São Paulo, o Aquapolo é responsável pelo fornecimento de 650 litros por segundo de água de reúso para o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, também conhecido como Polo Petroquímico do Grande ABC. O Aquapolo é pioneiro no reúso industrial em larga escala no Brasil e está entre os maiores projetos do segmento no mundo.  

O contrato que estabelece a atuação do Aquapolo na produção e fornecimento de água de reúso para o Polo Petroquímico do Grande ABC foi firmado em 2012 e tem validade por 41 anos. 

 

Percurso da água

A água utilizada no Aquapolo vem dos esgotos das Estações Elevatórias da Sabesp, que bombeiam o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC. 

Após o processo padrão de tratamento, em vez de devolver o líquido à natureza nas condições exigidas pela legislação, o Aquapolo submete o efluente a um procedimento complementar, com tecnologia de ponta, para destiná-lo ao reúso.

Depois de tratado, o efluente é transportado por uma adutora com 17 quilômetros de extensão, que passa por São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André, até chegar ao Polo Petroquímico, em Mauá, onde a água de reúso é utilizada principalmente na limpeza das torres de resfriamento e das caldeiras das indústrias que compõem o complexo.  

Com o abastecimento fornecido pelo Aquapolo, o Polo Petroquímico do Grande ABC deixa de recorrer à água potável para realizar a limpeza dos seus equipamentos, o que gera economia significativa de recursos naturais. 

 

O Aquapolo é o maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial do hemisfério sul

 

Números da operação

 

Shape

15 mil m² de área construída

 

Fill 7

70 mil litros de capacidade de armazenamento

 
reuso

Fornece 650 litros/segundo de água de reúso para o Polo Petroquímico do ABC

 
Fill 1

Capacidade de produção de 1000 litros/segundo

 
Shape4

Economia de 900 milhões de litros de água potável por mês

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE