Notícias

Atendentes da BRK Ambiental em Palmas se formam em LIBRAS

29 de outubro de 2018

Iniciativa vai permitir mais acessibilidade e acolhimento para clientes nas lojas de atendimento da empresa

A primeira turma de atendentes da BRK Ambiental a passar pelo curso de atendimento em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), promovido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) se formou no último sábado, dia 27, em cerimônia no auditório da Reitoria do IFTO em Palmas. 

Ao todo, 15 funcionários concluíram o curso e estarão aptos a conversar com clientes que utilizam a Libras – uma das línguas oficiais do País – durante os atendimentos realizados presencialmente. Em breve, a inciativa também se estenderá a outras cidades atendidas pela concessionária. O curso teve início com uma Aula Magna sobre a importância da democratização da Libras

Para Rodrigo Lacerda, gerente operacional da BRK Ambiental em Palmas, a inciativa reforça a missão da empresa de mudar a vida das pessoas. “Queremos que todos os nossos clientes não tenham barreiras para se relacionar conosco. Por isso entendemos o valor deste tipo de ação. Estou muito contente por chegarmos a esse marco tão importante”, pontua. 

A coordenadora do curso de Libras, Alini Alburqueque, que desenvolve trabalhos com a língua há mais de 15 anos, diz que o momento de formação dos atendentes é ímpar. “Quando comecei a conhecer e trabalhar com Libras não imaginaria ver uma empresa privada tendo este tipo de iniciativa. Isso é, sem dúvida, um sonho se tornando realidade”, comemora.

Experiência de vida

Para Luciene Cassago de Assis, uma das atendentes da BRK Ambiental que passou pelo curso, o sentimento é de conquista. “Tive um momento marcante que foi, mesmo antes do fim do curso, ter conseguido atender pessoas surdas que buscaram atendimento. É uma sensação muito boa de cumprir o nosso dever com essas pessoas. Quem trabalha com atendimento não pode ter limitações e, com esse curso, tive condições de atender todos os clientes”, explica. 

O gerente operacional da BRK Ambiental também enalteceu o comprometimento e o empenho do time de atendentes e, quebrando o protocolo, pediu que Luciene contasse como foi o primeiro atendimento em Libras vivido por ela. 

“Eu achei que não fosse conseguir, mas foi uma emoção muito grande quando consegui entender e explicar tudo na língua que o meu cliente entendia. E eu falo ‘meu cliente’, porque vou levar isso para o resto da minha vida, porque não só aprendi a atender em Libras, aprendi a entender e ajudar pessoas”, falou Luciene arrancando aplausos. 

As lojas de atendimento da BRK Ambiental em Palmas, localizadas no Resolve Palmas, passam então a contar com atendimento em Libras. O avanço será estendido em breve, a partir da realização de novos cursos de formação, para outras cidades do Tocantins. 


 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE