17 de Fevereiro de 2023
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, concluiu em 2022, a automação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Santa Catarina, que desde então passou a ser operada de forma remota. O emprego da tecnologia tem como objetivos detectar e corrigir, remotamente e com mais rapidez, eventuais problemas no funcionamento do equipamento e, assim, aumentar a segurança operacional do sistema.
A elevatória atende a três bairros - Santa Catarina, Nova Santa Gertrudes l e Nova Santa Gertrudes ll – e um total estimado de 1.600 pessoas. Atualmente, a EEE Santa Catarina recebe diariamente aproximadamente 2,5 litros de esgoto por segundo (l/s).
“O monitoramento remoto de unidades operacionais permite um controle maior, minimizando as falhas e proporcionando respostas rápidas aos problemas. O operador tem acesso em tempo real, mesmo à distância, quanto ao funcionamento de bombas e demais equipamentos da unidade, assim como eventuais falhas”, cita o gerente operacional da BRK, Rogério Lima.
Antes da automação, a detecção dos casos de falhas na operação da elevatória dependia exclusivamente da visita de um operador volante para constatar eventuais irregularidades e corrigi-las.
“Dependendo do nível de falha, hoje é possível resolver o problema remotamente. Quando isso não é possível, rapidamente a equipe de manutenção eletromecânica da concessionária é acionada, evitando danos à unidade e, principalmente, ao meio ambiente”, destaca Lima.
A BRK coleta e trata 100% do esgoto da área urbana de Santa Gertrudes e, para isso, conta com uma estação de tratamento, quatro elevatórias e 74 mil metros de redes.