Avanços do Tratamento de Esgoto em Mauá é tema de Seminário

Avanços do Tratamento de Esgoto em Mauá é tema de Seminário

Notícias Sep 11, 2018

7 de Junho de 2017

Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente do município de Mauá, foi realizado nesta quarta feira (07/06), no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, o Seminário “Educando para Preservar”.

Entre os temas abordados no Seminário, a Concessionária do Serviço Público de Esgotamento Sanitário de Mauá-SP, a BRK Ambiental Mauá SA, destacou os avanços dos índices de coleta e tratamento de esgoto do município que játão destaque muito positivos em relação à média nacional brasileira.

Do total da população de Mauá, cerca de 93% conta com coleta de esgoto e 70% com serviço de tratamento de esgoto prestado. Atualmente são tratados mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia na cidade.

Esse avanço ocorreu após a plena operação da Estação de Tratamento de Esgoto que foi inaugurada em 2015 e a realização de investimentos para interligação das redes públicas coletoras de esgoto aos coletores tronco, implantados em sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Abaixo imagem de matéria veiculada em reportagem da TV Globo, destacando o resultado do estudo do instituto Trata Brasil sobre a situação do saneamento nos 100 maiores municípios do Brasil no ano de 2016 e que foram divulgados em 2017.

O Seminário também contou com as palestras de Patrícia Martin (Análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Enfoques da Educação Ambiental), de Evandro Albiach (Mudanças Climáticas) e de Zulmara Salvador (Comunicação Social e Educação Ambiental - – Instrumentos de relacionamento e integração com a sociedade).

Programas de Educação Ambiental:

O diretor presidente da BRK Ambiental, Cleber Renato, também destacou durante o Seminário o programa Portas Abertas realizado em parceria com as secretarias de meio ambiente e educação do município.

“Por meio do Programa Portas Abertas, as Escolas Públicas Municipais, além de Associações de Moradores e os mais diversos representantes da sociedade local participam de visita guiada nas instalações da ETE - Mauá (Estação de Tratamento de Esgotos de Mauá), onde já são tratados mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia, que já deixam de ser despejados nos córregos da cidade e no rio Tamanduateí”, Cleber Renato

Na ETE – Mauá, os visitantes conferem todo o funcionamento da planta. No inicio da visita é realizada uma apresentação institucional e veiculados vídeos sobre o período de construção da planta com maquete eletrônica que detalha o funcionamento de cada etapa.

Durante a visita prática, na planta, são demonstradas as fases de tratamento prelimiliar, o funcionamento dos Bioreatores, a separação das partes sólida e líquida e a qualidade final do efluente descartado após o tratamento no leito do rio, por meio da escada hidráulica.

Assim, o Programa Portas Abertas, apresenta um diferencial inovador, pois além da visita monitorada, como principal meio de proporcionar à integração da população local à estação de tratamento de esgoto, o Programa estimula o conhecimento teórico e a educação ambiental, integrando a teoria e a prática.

Para participar do Programa Portas Abertas agende a sua visita à Estação de Tratamento de Esgoto. A solicitação para agendamento de visitas pode ser feita pelo nosso site www.brkambiental.com.br, ou por meio de nosso atendimento 0800 771 0001.