22 de Junho de 2018
Com o avanço das obras de saneamento da parceria público-privada (PPP) entre a Compesa e a BRK Ambiental, os moradores do bairro dos Torrões, na zona oeste do Recife, já podem ter a certeza de dias melhores. As obras para a implantação do sistema de esgotamento sanitário começaram no último dia 20/6 no local, o que trará um impacto social positivo para cerca de dez mil pessoas que moram na região.
O investimento total da obra gira em torno de R$13,5 milhões e prevê a implantação de, aproximadamente, 10km de rede coletora. O projeto também abrange a construção de uma estação elevatória de esgoto (EEE) e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) na Rua Arthur Coutinho, com capacidade total de tratamento de 15 l/s, o que equivale ao consumo aproximado de mais de duas mil residências. As tubulações serão implantadas, em média, a 1,85 metros de profundidade e terão diâmetros variados, entre 150 e 250 milímetros.
Ao todo, 57 ruas serão contempladas com esse serviço, entre elas a rua 11 de Fevereiro e trechos das avenidas do Forte e Engenheiro Abdias de Carvalho. “A nossa meta é atender o planejamento, cumprindo prazos e ações, e causando o mínimo de transtorno para as pessoas. Nossa mobilização de pessoal e canteiro foi iniciada em maio e a previsão é que consigamos concluir essa obra em 16 meses, incluindo a implantação da rede coletora e demais equipamentos, como a estação de tratamento de esgoto”, aponta Christian Fonseca, diretor de engenharia e obras da BRK Ambiental.
As ruas que receberão obras estarão devidamente sinalizadas e, para a execução dos serviços, haverá interdições. Nas vias de maior porte, a interdição será parcial, com o fluxo de veículos sendo desviado pela própria via. Já nas vias mais estreitas, a interdição será total. Quando o trecho de execução da obra for realizado em alguma via que impacte no fluxo de trânsito de transporte urbano, serão realizadas divulgações na mídia sobre eventuais alterações do percurso.
As intervenções foram iniciadas na Travessa Maestro Jones Johnson e acontecerão durante o dia, das sete às dezessete horas, de segunda à sexta-feira. Caso haja necessidade de ultrapassar esse horário, a população do entorno será avisada pelas equipes do plantão social, que acompanharão de perto a obra e prestarão os esclarecimentos necessários.
Além disso, ao longo da implantação desse novo sistema de esgotamento sanitário, outras medidas serão tomadas para minimizar os transtornos, como: utilização de carro pipa para evitar poeira; uso de plataformas de pedestres e veículos para garantir a mobilidade; sinalização indicando desvios; prioridade no fechamento de valas, entre outras.
Após a conclusão da obra, a previsão é de que sejam realizadas cerca de duas mil ligações de esgoto entre as residências e a rede coletora, o que resultará na expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto a mais de dez mil pessoas residentes na cidade de Recife.
“Com o andamento das obras de implantação de redes de esgoto em várias frentes, avançamos com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e saúde à população da Região Metropolitana do Recife. Mais saneamento é sinônimo de meio ambiente preservado e desenvolvimento para a região”, destaca o diretor do contrato da BRK Ambiental em Pernambuco, Fernando Mangabeira. A obra será executada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa num projeto cujo objetivo é operar, manter, ampliar e implantar novos sistemas de esgotamento sanitário nas 15 cidades da Região Metropolitana do Recife.