Notícias

BRK Ambiental reforça orientações sobre a importância de executar corretamente a ligação de esgoto dos imóveis

5 de agosto de 2020

Interligação equivocada ou irregular de água de chuva no sistema de esgotamento sanitário pode ocasionar extravasamentos, entupimentos e transtornos que são evitáveis

Responsáveis por coletas distintas, a rede de esgoto transporta os dejetos sanitários gerados pelas residências e estabelecimentos comerciais até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enquanto a galeria de água pluvial tem a função de escoar a água da chuva de áreas urbanas e levar até os rios, córregos ou ribeirões. Com funções e estruturas diferentes, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, alerta sobre problemas que surgem quando ocorrem interferências entre esses sistemas.

Água da chuva interligada irregularmente ao esgoto prejudica o tratamento, sobrecarrega e compromete a estrutura física das tubulações, além de causar entupimentos e vazamentos, seja em vias públicas ou até mesmo em residências. Quando o esgoto é interligado diretamente nas tubulações de galeria de água pluvial, não recebe o devido processo de tratamento, deixando a água que é destinada diretamente aos rios, córregos ou ribeirões carregada com toda a matéria orgânica poluidora, resultando em prejuízos ao meio ambiente, odor e proliferação de pragas urbanas. 

“Cada sistema é preparado para suportar sua própria demanda. A rede de esgoto é dimensionada para transportar uma vazão menor e mais constante (banheiro, lavanderias, cozinhas) e não para os grandes picos de volume, como ocorrem durante as chuvas e é bastante prejudicada por pedras, galhos, papel e materiais sólidos em geral. Além disso, os volumes que são escoados pelas galerias de águas pluviais não recebem qualquer tipo de tratamento, o que resulta em contaminação e poluição direta do meio ambiente”, completa Cleber Renato, responsável pela BRK Ambiental em Blumenau.

A ligação da água da chuva com o sistema de esgoto é uma irregularidade determinada pela legislação vigente. Para reconhecer cada uma é fácil, basta estar atento às suas características. A drenagem pluvial coleta as águas da chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas. As redes de esgoto coletam os volumes domésticos e de estabelecimentos comerciais (banheiro, lavanderias, cozinhas) por meio de conexões que interligam o imóvel ao sistema público. 

A BRK Ambiental é a responsável pela operação e manutenção de todas as instalações do Sistema Público de Esgotamento Sanitário em Blumenau e, para qualquer necessidade, como a solicitação de serviços, mantém um canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. 

Em situações com relação ao Sistema Público de Drenagem de Águas Pluviais, as solicitações devem ser feitas à Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção (Seurb), por meio do telefone 156. “Seguir as orientações para a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é fundamental para evitar transtornos indesejáveis. Essa é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e do tratamento do esgoto. Afinal, contribuir para a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, finaliza Cleber.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE