Notícias

BRK comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) com evento na Rota de Lazer 

3 de junho de 2022

Concessionária apresenta as consequências do descarte incorreto de lixo.
 
Há 12 anos, a BRK Ambiental assumiu o compromisso de preservar os recursos naturais de Blumenau e melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade, a partir de um dos mais importantes serviços: o saneamento básico. Desde então, a companhia vem promovendo avanços, como a melhora de 88,3% no Índice de Qualidade das Águas (IQA), e ações de conscientização. Com esse propósito, neste domingo (5/6), a concessionária estará na Rota de Lazer, próximo ao Shopping H, das 9h às 15h, para participar de um evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). 

No estande da BRK, será apresentado um painel com exemplos dos principais lixos encontrados na rede de esgoto, que são descartados indevidamente. Para ilustrar e explicar o procedimento correto, que deve ser cumprido pela parcela da população que conta com o sistema de coleta disponível, haverá um exemplo de tubulação que é utilizado para coletar os esgotos das residências. Além disso, também serão expostos folders informativos sobre o sistema de esgotamento sanitário, reforçando a importância do saneamento para o município. 

A participação da BRK é importante, pois reforça os cuidados necessários para a eficiência do sistema de esgotamento sanitário. Nas limpezas preventivas, é comum as equipes encontrarem papel higiênico, absorventes, preservativos, cigarros, cotonetes, cabelos e óleo de cozinha, que se tornam extremamente danoso ao sistema ao solidificar-se principalmente em dias frios. 

Em 2021, a concessionária registrou 211 toneladas de resíduos que deveriam ter sido descartados no lixo e foram parar nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Foram 14 toneladas a mais que no ano anterior, que fechou com 197 toneladas na rede. 

“A principal consequência do descarte incorreto é o entupimento das redes e ligações de esgoto, podendo causar prejuízos como o transbordamento em vias públicas e retorno para dentro dos imóveis, riscos ao meio ambiente e contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental”, completa Francisco Wessner, gerente operacional da BRK. Vale lembrar que o evento depende de boas condições meteorológicas. 

Retomada do Programa Portas Abertas

Com a situação da pandemia amenizada, outra novidade da BRK é a retomada das visitações na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Em maio, foram recebidos cerca de 400 visitantes na ETE do Bairro Fortaleza, entre eles, alunos do quarto ano das escolas participantes do Programa de Educação em Saneamento (PES) do Samae e da Furb. Desde 2013, a concessionária possui na cidade o Programa Portas Abertas, que visa abrir a estação de tratamento de esgoto para visitação e já recebeu mais de 14 mil visitantes.

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE