Nossa atuação

 

Blumenau, cidade de tradições germânicas que recebe cerca de 700 mil pessoas por ano durante seus eventos festivos, é também o terceiro município mais populoso de Santa Catarina. Ainda assim, Blumenau passou décadas convivendo com o déficit no saneamento básico

Hoje, com os avanços progressivos, a cidade evoluiu dos antigos 4% para 45% de disponibilidade de atendimento com os serviços de esgotamento sanitário. Ainda tem muito trabalho e muita coisa boa por vir, mas já são evidentes as melhorias conquistadas para os blumenauenses até aqui.

 

Conheça os índices de evolução:

 

evolucao-blumenau jan-20

 

Esses índices se refletem em benefícios para a saúde: a cada R$ 1 investido em saneamento, é gerada a economia de R$ 4 na saúde. 

O impacto do acesso ao saneamento também é percebido na valorização imobiliária. Imóveis em áreas com saneamento chegam a valer 16% mais do que outro em área sem os serviços. Isso significa que a economia se beneficia com a expansão do saneamento, acelerando o desenvolvimento local.

Além disso, o acesso a saneamento básico favorece o meio ambiente, protegendo e recuperando a fauna e a flora próximas aos rios e ribeirões. 

Estação de Tratamento de Esgoto em Blumenau (SC)

 

Orientação para resultados

São cerca de 388 quilômetros de redes em operação no município para coletar, afastar e tratar 19 milhões de litros de esgoto por dia.

Isso significa que um volume diário equivalente a sete piscinas olímpicas não está mais poluindo o Rio Itajaí-Açu e os pequenos ribeirões da região graças ao tratamento disponibilizado pela BRK Ambiental

Nossa atuação engloba todas as etapas de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos sanitários na cidade, serviços essenciais para o desenvolvimento do município

A melhoria na qualidade da água de córregos e de ribeirões que serpenteiam os bairros e ruas onde o sistema já foi implantado é perceptível. Por meio dos dados obtidos no programa de análise de córregos e rios de Blumenau (IQA – Índice de Qualidade das Águas), pode-se comprovar uma melhoria de 87% relacionada à qualidade das águas em mananciais que já possuem, total ou parcialmente, o sistema público de esgotamento sanitário. 

 

Responsabilidade Socioambiental

Mais do que trabalhar pela ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Blumenau, a BRK atua também com foco em educação ambiental. Desde 2013, a concessionária possui na cidade o programa Portas Abertas, que visa abrir a estação de tratamento de esgoto para visitação. 

A ideia é mostrar aos blumenauenses que a implantação da rede coletora de esgoto melhora as condições da cidade, gerando mais qualidade de vida e, consequentemente, desenvolvimento econômico. Desde sua implantação, o Portas Abertas já recebeu mais de 14 mil visitantes. 

Outro programa realizado foi o “Rio limpo começa na nossa casa”, com o objetivo de despertar a consciência dos clientes para a importância da preservação dos recursos hídricos, alertar sobre a necessária separação da água da chuva da ligação de esgoto e verificar a regularidade das ligações domiciliares. Uma ação que buscou envolver a comunidade ambiental da cidade com o apoio do poder público e de entidades. 
 

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE