Tratamento de Esgoto

 

Quando os serviços de saneamento básico foram concedidos à inciativa privada, em 2010, Blumenau contava com apenas 4,8% de esgoto coletado e tratado. 

Hoje, 44% da população é atendida com os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto doméstico. Uma conquista muito importante, que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças.

Vista aérea da ETE Garcia em Blumenau (SC)

 

Estações de Tratamento de Esgoto

A BRK Ambiental em Blumenau conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Saiba mais sobre o funcionamento de cada uma delas.

 

 

ETE Fortaleza

Ativo 26

 

  • Em operação desde 2013, a ETE Fortaleza recebe a maior parte do esgoto gerado na cidade.

 

ETE Garcia

Ativo 27

 

  • Nesta estação, foi implantado um sistema de captação e neutralização de odores por meio da filtragem e da queima de gases.
  • Os lodos gerados pela ETE Garcia (cerca de 3 toneladas por dia) são coletados, centrifugados e destinados ao aterro sanitário. 
  • Esta ETE possui uma tecnologia importada da Noruega: o processo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), sigla em Inglês para Reator Biológico de Leito Móvel, ativa as bactérias responsáveis pela remoção da materia orgânica do esgoto. Os principais diferenciais são as menores áreas de implantação, a maior estabilidade do processo, além da facilidade de operação e manutenção.

 

 

Compromisso com a sustentabilidade

Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade, nossa atuação em Blumenau engloba também o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade dos rios. Agora 19 milhões de litros de esgoto, o equivalente a sete piscinas olímpicas, não estão mais poluindo o Rio Itajaí-Açu e os pequenos ribeirões, graças ao tratamento já disponibilizado. 

Realizamos, desde 2011, o monitoramento de 10 afluentes do Rio Itajaí-Açu. Com a ampliação da cobertura da rede de esgoto da cidade, a melhora na qualidade das águas de rios e ribeirões da cidade foi de 96%. Hoje, são monitorados 22 pontos em áreas onde o sistema de esgoto já foi disponibilizado. 

Além disso, cerca de 12 toneladas de lixo são retiradas da rede de coleta de esgoto de Blumenau todo mês. Na lista, estão objetos que vão desde fio dental até par de tênis. Esses materiais impactam todo o sistema, que pode ficar obstruído e causar extravasamentos. Por isso, a colaboração da população para o descarte correto do lixo contribui para a evolução do saneamento no município.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE