Uma estrutura em avançado estado de deterioração. Assim se encontrava o sistema público de tratamento e abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município de Caçador, quando a BRK iniciou os trabalhos da concessão em abril de 2019.
O compromisso assumido com a cidade impulsionou a concessionária a agir com eficiência e agilidade, avançando com obras estruturais e permitindo que a população passasse a ter em suas casas água com qualidade e um abastecimento frequente.
“A BRK em Caçador sempre agiu para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, estruturando planos de ação capazes de sanar os principais problemas. Nos esforços realizados pela empresa, os dois primeiros anos de concessão foram cruciais para a retomada de um serviço de captação, tratamento e abastecimento de água de qualidade e constante, diminuindo radicalmente os problemas existentes no setor de distribuição”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.
Um dos funcionários da BRK é Iago Scapinello Soares, coordenador de operações e que desde o primeiro dia da concessão em Caçador atua na equipe da concessionária. Ele recorda o quão desafiador foram os primeiros meses de atividades e como a empresa driblou as dificuldades. “Quando assumimos, tínhamos poucas informações sobre o abastecimento de água. Não havia documentos que apresentassem a estrutura existente ou ainda mapas que detalhassem a rede de distribuição. Persistimos no propósito, engajamos nosso time e atuamos com profissionalismo naquilo que nos comprometemos a realizar na cidade”, afirma.
Ciente da situação em que o sistema se encontrava, o Poder Concedente (Prefeitura de Caçador) expressamente solicitou a antecipação de investimentos a fim de regularizar os serviços e garantir que a população da cidade fosse atendida com qualidade. Desta forma, mais de R$ 18,5 milhões foram investidos pela BRK no primeiro ano de atividade, ultrapassando 400% daquilo que estava previsto para o período.
A preocupação com o atendimento da população orientou a BRK a primar por ações que gerassem impacto positivo na vida dos clientes. Regiões que sofriam com a falta constante de água tiveram suas rotinas modificadas a partir do empenho da concessionária, prioritariamente, na satisfação das pessoas. Para tanto, somente nos anos de 2022 e 2023, os investimentos ultrapassaram R$ 31 milhões.
Consequentemente aos avanços em novas estruturas e nas manutenções da rede de distribuição, a BRK conseguiu reduzir o percentual de perdas de água tratada. No início da concessão, este volume ultrapassava 50%, ou seja, mais da metade do que era captado e produzido na ETA em Caçador era desperdiçado antes mesmo de alcançar as torneiras das residências na cidade.
Devido ao relevo de Caçador ser desafiador, a gestão da pressão da água se torna mais do que essencial para que o serviço de distribuição ocorra sem gerar estragos na rede. Por isso, a BRK investiu na implantação de válvulas redutoras de pressão (VRPs), reduzindo em 40% o volume de manutenções. Quando comparado os anos de 2020 a 2024, o número de manutenções caiu 63%. Ao todo, foram instaladas 44 VRPs na cidade.
Além disso, a rotina do saneamento jamais foi esquecida pela BRK. Um dos itens que une o serviço de abastecimento de água aos clientes é o hidrômetro, que mede o consumo realizado em cada residência ou estabelecimento comercial na cidade. Para garantir que o que é consumido seja o que realmente é contabilizado, mais de 23 mil hidrômetros foram substituídos.
“Este equipamento se desgasta com o tempo precisa ser substituído a cada período. Com novos hidrômetros, estamos garantindo que aquilo que é realmente consumido pelos clientes seja cobrado, demonstrando que, na BRK, trabalhamos com transparência e preservamos a confiança. Inclusive, o serviço de troca dos hidrômetros é gratuito, cabendo aos clientes apenas conservá-lo”, informa Celmo Rechi Barbosa, gerente comercial da BRK Regional Sul.
Com a cidade mais bem abastecida e os problemas reduzidos, a BRK tratou de melhorar a infraestrutura da Estação de Tratamento de Água – ETA. Junior João da Silva, supervisor de operação água e esgoto e que também está na equipe da BRK em Caçador desde o primeiro dia da concessão, revela quais os investimentos realizados e o quanto eles foram essenciais para a evolução dos serviços.
“Quando chegamos, a água tratada não comportava a demanda da cidade. Produzíamos muito abaixo do que realmente a população consumia e isso gerava muita insatisfação. Um dos primeiros investimentos foi na aquisição e instalação de três novos filtros compactos, capazes de garantir a qualidade da água produzida na Estação. Diante da precariedade no qual o sistema se encontrava, o próximo passo foi a reforma estrutural dos filtros convencionais, que já faziam parte da estrutura da ETA. Essa obra ocorreu ainda em 2020 e conseguimos, assim, manter a segurança hídrica no município”.
Outro ponto que precisou de atenção foi o sistema de captação da água bruta. Neste espaço, foi construída uma subestação de captação de água e reformado o sistema de recalque. Essas melhorias garantiram que o volume de água captada fosse ampliado e a demanda de consumo fosse suprida.
“Mas o que demonstrou o preparo da BRK para situações adversas ocorreu no apagão que deixou Caçador cinco dias sem energia. Mesmo que toda a estrutura da concessionária funcione com eletricidade, não houve falta de água durante o período, justamente pela aquisição de geradores para o sistema de distribuição e as melhorias no sistema supervisório que efetivamos”, recorda Junior.
Por fim, os trabalhos com a reforma da ETA, desde os investimentos na instalação de guarda corpo, automatização do sistema de filtração de água, instalação do novo tanque de contato, melhorias no processo de limpezas e a reforma do sistema de decantação, com a troca das lonas decantadoras, iniciou um novo tempo para o tratamento de água em Caçador.
“Lembrando que foram mais de 20 meses de trabalho e, em momento algum, essas atividades interferiram no abastecimento da cidade. O sistema de tratamento seguiu plenamente, o que prova, mais uma vez, o quanto a BRK está preparada para fazer Caçador avançar a partir do saneamento”, enfatiza o supervisor.
Atualmente, a Estação de Tratamento é responsável pela produção de 20 milhões de litros de água por dia, que atendem a mais de 70 mil moradores da cidade.
A partir de 2025, além da gestão e melhorias propostas para o setor de abastecimento de água em Caçador, a BRK dará início às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade e da construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio do Peixe, com vazão de 130 litros por segundo.
Nesta programação, as obras em vias públicas terão de seis a 10 frentes de serviços simultâneas realizando escavações. Para manter a qualidade e a satisfação da comunidade com o trabalho realizado, uma equipe de serviços atuará paralelamente para execução da repavimentação das vias operadas.
“Ao final do projeto, serão implantados mais de 220 mil metros de redes coletoras, sendo que, nesta primeira etapa de implantação, serão 82 mil metros. A previsão é que o sistema inicial entre em operação em 2027, quando 40% dos imóveis estarão aptos a se conectarem à nova rede de esgoto”, revela Rodrigo Heckler, engenheiro da BRK em Caçador.
Essa evolução, que irá iniciar em meados de setembro deste ano, vai, também, movimentar o mercado de trabalho. Estima-se que, para a implantação do sistema de esgotamento sanitário, serão necessárias 150 pessoas entre colaboradores de empresas terceiras e próprios da BRK em Caçador. Além disso, para a operação do sistema de esgotamento sanitário serão necessárias 35 pessoas entre colaboradores de empresas terceiras e próprios.
“E por ser a comunidade a maior beneficiária da transformação que a cidade irá passar a partir dos serviços de esgotamento sanitário, a BRK atuará com transparência em cada etapa deste desafio. Inclusive, convidará a população a integrar as ações com foco à recuperação do meio ambiente. Para tanto, atividades porta a porta, campanhas educativas nas escolas, eventos/reuniões junto à comunidade serão intensificados”, finaliza Guilherme.
Além disso, os trabalhos com a reestruturação do atual sistema de esgotamento sanitário, desde os investimentos na melhoria de operação da ETE Ulysses, construção de uma nova elevatória de esgoto para atendimento ao presídio, recebimento e reforma do sistema de tratamento compacto Nossa Senhora Salete, garantiram a ótima eficiência de tratamento de esgoto nessas localidades operadas.