BRK Ambiental alerta para importância da coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado em Mauá

BRK Ambiental alerta para importância da coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado em Mauá

01 de outubro de 2021

 

29 de setembro de 2021

Por meio do Programa Olho Vivo, uma parceria entre BRK Ambiental, prefeitura e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental a população pode fazer o descarte de maneira adequada em 50 pontos de arrecadação na cidade 

descarte-de-óleo-1 (1)

O descarte irregular de óleo de cozinha e gordura na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá.

A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e tratar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques. Devido à má utilização dessas redes coletoras de esgoto, despejo de lixo, óleos, graxas ou qualquer resíduo sólido, ocorre a obstrução da tubulação.

O óleo de cozinha usado é um dos grandes vilões das tubulações de esgoto. Isso porque, se descartado de maneira incorreta, diretamente em pias, tanques e vasos sanitários, pode ocasionar a obstrução das redes. “O óleo se solidifica nas tubulações, formando blocos que obstruem a passagem do esgoto, o que pode gerar transtornos nas ruas e até dentro dos imóveis”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá.

Para evitar que este problema ocorra, o Programa Olho Vivo “Água e óleo não se misturam” é realizado no município. Trata-se de uma parceria da BRK Ambiental com as Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e Educação e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental. O projeto prevê a correta coleta e destinação adequada do óleo de cozinha usado. No total, são 50 pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, no Parque Natural Municipal Guapituba Alfredo Klinkert Junior e no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia.

“O Olho Vivo é um projeto sustentável que gera educação e preservação do meio ambiente. O óleo de cozinha recolhido pela empresa Lirium Reciclagem Vegetal é destinado adequadamente para a fabricação de biodiesel e os pontos de coleta são certificados pela destinação correta do resíduo”, explica a gerente.

“Assim, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado deste resíduo no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.”

 

Participar do projeto é simples e rápido. Confira abaixo:

- após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar

- armazene o óleo usado já frio em garrafas de plástico ou PET

- leve a garrafa até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.

 

Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo