Concurso promovido em escolas municipais premiará alunos que apresentaram os melhores trabalhos nas categorias “desenho” e “Redação”
25 de outubro de 2019
Contando com a participação de 1192 crianças de 16 escolas da rede municipal, o “Colorindo o Futuro”, promovido pela BRK Ambiental já tem os seus vencedores definidos. Com o tema “Como o saneamento transforma a minha cidade?”, a 5ª edição do concurso vai premiar os autores dos 16 melhores trabalhos em cerimônia marcada para acontecer no próximo dia 13 de novembro, no Hotel Confort, nos Cavaleiros.
Além do estímulo a criatividade dos participantes, o objetivo do “5º Colorindo o Futuro” foi incentivar a reflexão sobre a importância do saneamento básico e da preservação ambiental para o futuro da cidade, trazendo este debate para o ambiente escolar, como explica o diretor da BRK Ambiental Unidade Macaé, Sergio Trentini:
- Estimular a discussão sobre saneamento, preservação dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente no meio escolar, é criar multiplicadores para um futuro melhor. Isso pode ser feito de forma lúdica e criativa, incentivando essa conscientização desde os primeiros anos de escolaridade – disse.
O concurso de desenho e redação contou com a participação de 16 escolas da rede municipal, escolhidas após participarem de programas socioambientais desenvolvidos pela BRK Ambiental. E os alunos foram divididos em duas categorias de acordo com seu ano de escolaridade: crianças do 1º ao 5º ano do Fundamental, na categoria “Desenho” e estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental na categoria “Redação”.
Ao longo do mês de outubro, os estudantes produziram seus materiais e a seleção dos desenhos e redações foi realizada por um júri composto por técnicos da BRK Ambiental e especialistas da Prefeitura Municipal de Macaé. Dentre os trabalhos, foram selecionados 13 desenhos que estarão em um calendário especial da empresa para o ano de 2020 e que garantiram um tablet de prêmio para cada um dos seus criadores:
• Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo
Aluno: Mirella de Souza Hespanhol
Idade: 9 anos
Escolaridade: 4º ano
• Colégio Municipal Renato Martins
Aluno: Mayra Ribeiro Rodrigues
Idade: 8 anos
Escolaridade: 3º ano
• Colégio Municipal Paulo Freire
Aluno: Filipe de Silva Vicente Lessa
Idade: 11 anos
Escolaridade: 4º ano
• CIEP Professor Darcy Ribeiro
Aluno: Kethelly Waleska Souza da Cruz
Idade: 13 anos
Escolaridade: 5º ano
• Colégio Municipal Amil Tanos
Aluno: Pedro Lucca
Idade: 10 anos
Escolaridade: 4º ano
• Colégio Estadual Municipalizado Coquinho
Aluno: Davi Bacellar Blunck Ferrarezi
Idade: 10 anos
Escolaridade: 4º ano
• Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola
Aluno: Maria Letícia Martins
Idade: 11 anos
Escolaridade: 5º ano
• Colégio Municipal Onilda Maria da Costa
Aluno: Thiago da Silva Ribeiro
Idade: 11 anos
Escolaridade: 5º ano
• Colégio Municipal Lions
Aluno: Ana Luiza Barbosa Pereira
Idade: 8 anos
Escolaridade: 4º ano
• Colégio Municipal Antônio Alvarez Parada
Aluno: Gredson Fonseca da Silva
Idade: 10 anos
Escolaridade: 5º ano
• Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamim
Aluno: Maria Eduarda Silva Matias
Idade: 11 anos
Escolaridade: 5º ano
• Escola Municipal Professora Neuza Maria de Almeida
Aluno: Stéfane Santos Silva
Idade: 9 anos
Escolaridade: 4º ano
• Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar
Aluno: Alice Ferreira Rocha
Idade: 10 anos
Escolaridade: 4º ano
Os autores das três melhores redações também receberão tablets, sendo que o escolhido como melhor texto ainda terá o seu trabalho publicado em um jornal local.
• Colégio Municipal Engenho da Praia – 1º lugar
Aluno: Guilherme C. Lenz
Idade: 15 anos
Escolaridade: 9º ano
• Colégio Municipal Professora Maria Leticia Santos Carvalho – 2º lugar
Aluno: Aline Braga Firmino da Silva
Idade: 14 anos
Escolaridade: 9º ano
• CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro – 3º lugar
Aluno: Sara Oliveira Duarte
Idade: 12 anos
Escolaridade: 6º ano
O público também participou como jurado do “Colorindo o Futuro”, por meio de uma votação aberta nas redes sociais da BRK Ambiental entre os dias 12 e 18 de outubro, em que um deles garantiu um prêmio extra ao autor: uma bicicleta. E pela votação popular, o escolhido foi Pedro Lucca, estudante do 4º ano do Colégio Municipal Amil Tanos.