Notícias

BRK Ambiental apoiou 3ª edição do WILBrasil

17 de Dezembro de 2019

O programa de inovação canadense aconteceu esse ano em Pernambuco no mês de novembro

O WILBrasil (Laboratório de Inovação da Água) em 2019 teve uma roupagem completamente nova. O programa aterrissou no Nordeste para trabalhar com diversidade e inovação a perspectiva de jovens de 6 países diferentes, representando setores diversos que ficaram imersos por uma semana criando soluções para os problemas da água no Brasil. 

A BRK Ambiental é a principal patrocinadora do programa, cuja premissa conversa com as metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), na consciência de que lidamos com metas coletivas para que ninguém seja esquecido nessa jornada. 

A experiência conseguiu abarcar jovens de todas as regiões do Brasil e de outros países, trabalhando com segurança hídrica e visando uma disponibilidade de saneamento para todos e todas

 

Recursos semente

Com a imersão proposta, nove projetos de inovação foram criados visando resolver problemas de alta complexidade numa perspectiva brasileira. Eles foram pensados de forma orgânica pelos participantes dentro das dinâmicas de facilitação conduzidas pela equipe do programa e com o auxílio de mais de 30 mentores especializados, que acompanharam o grupo durante todo o processo.

Em 2019, pela primeira vez foram disponibilizados recursos semente para iniciar a prototipagem de projetos selecionados. Esse foi um marco inédito na realização do programa brasileiro. 

A BRK Ambiental direcionou recursos semente para dois projetos, seguindo duas linhas: um primeiro para um projeto de saneamento e tecnologia da informação; e outro focando em resíduos do sistema de tratamento de esgoto que gerassem oportunidades de negócio. 

Assim, os projetos Ajusta Água e Relodo foram contemplados com os respectivos incentivos.


Conheça todos os projetos: 

  1. Agreste 2030 - Projeto que pensou a instalação de rede de distribuição de água associada a tecnologias alternativas para obtenção de energia focando em gestão comunitária.
  2. Ajusta Água - Projeto de um sistema automatizado de atualização cadastral que permite uma diminuição das perdas nos sistemas de abastecimento de água através de georreferenciamento. 
  3. A Ver o Rio - Projeto que criou uma experiência sensitiva de navegação promovendo ciência cidadã através de conhecimentos tradicionais.
  4. Cadê Água - Projeto que criou app visando otimizar a comunicação das perdas de água nos centros urbanos através de engajamento cidadão.
  5. Oxente, água é da gente - Projeto de educação inclusiva para melhoria do reúso da água na agricultura em comunidades do semiárido através de gamificação.
  6. Ponte A - Projeto de plataforma que visa articular diferentes setores ligados à água como instituições de pesquisa, sociedade civil e poder público para conectar soluções e projetos relacionados aos recursos hídricos.
  7. Relodo - Projeto que visa utilizar o lodo residual das Estações de Tratamento de Esgotos, criando pellets para uso em caldeiras da indústria têxtil e, assim, reduzindo o volume de lodo enviado aos aterros e os custos de operação.
  8. Reúsa Recife - Projeto que sensibiliza e educa a sociedade para regulamentar o reuso de efluente tratado na agricultura através de uma plataforma.
  9. Saberes D’água - Projeto cultural e educacional que cultiva conexões entre os saberes tradicionais relacionados às águas e aos centros urbanos.

Os parceiros locais do WILBrasil Nordeste incluíram: CESAR School, INCITI, Fundação Avina e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

 

Resultados e perspectivas

O Brasil é o único país que mantém um programa contínuo de dois anos para os ciclos de inovação. Isso significa que em 2020, o WIL segue com força total para acompanhar os projetos que receberão os recursos e, sobretudo, juntar novos jovens na rede nacional e internacional de novos líderes pela água por meio de experiências multidisciplinares que acontecerão no decorrer do ano.

Para saber mais sobre o programa, acesse o relatório de atividades 2019. Lá é possível conhecer como funciona o programa, detalhes do perfil de participantes e os resultados do programa imersivo. O relatório está disponível neste link:  http://waterlution.org/brasil/


 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE