3 de Agosto de 2018
A BRK Ambiental estendeu para o segundo semestre o Programa Cuidar Mais em escolas de Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim. O projeto está sendo desenvolvido em instituições da área urbana e em distritos do município, com estudantes do 5º ano. O objetivo é incentivar os alunos a entenderem melhor as questões relacionadas ao saneamento e ao meio ambiente, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais.
A primeira visita ocorreu na escola Doutor Aristides Alexandre Campos, localizada no bairro Independência. Outras duas visitas estão agendadas para segunda-feira, 06, nas escolas Amélia Toledo do Rosário, localizada no distrito de Córrego dos Monos, e Reverendo Jader Gomes Coelho, no bairro IBC.
Durante os encontros, as crianças recebem revistas em quadrinho da Turma da Mônica, desenvolvidas especialmente para o programa, e que apresentam temas como o uso consciente da água, a preservação do meio ambiente, o descarte correto de resíduos, a importância e o funcionamento das redes de esgoto, entre outros. Os temas ainda são apresentados e debatidos pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.
De acordo com a analista, os professores podem dar continuidade às discussões com os alunos e envolver também os familiares nas atividades do programa. “Essa é uma continuação do programa iniciado no primeiro semestre. Devido ao sucesso alcançado, muitas escolas nos procuraram para trabalhar com o material nesse segundo semestre, por isso estendemos a iniciativa. Os professores desenvolverão as atividades com a proposta do aluno produzir a sua própria revista em quadrinhos para expor em um varal literário ou uma feira do livro na própria escola”, disse.
A professora da escola Doutor Aristides Alexandre Campos, Karina Duarte, relata que a visita da BRK Ambiental foi positiva para a experiência dos alunos, que ficaram bastante animados com o projeto. "A iniciativa é muito válida. Os alunos interagiram e ficaram animados com a revista. A conscientização sobre esses temas é muito importante e eles viram isso de forma lúdica, por meio da revista em quadrinhos”, destacou.
Iniciado em 2017, o Programa Cuidar Mais tem como objetivo levar informações sobre saneamento e saúde, uso consciente da água e cuidados com os recursos naturais a alunos, pedagogos e professores de escolas de Cachoeiro de Itapemirim.
No primeiro semestre de 2018, o programa foi desenvolvido em 34 instituições de ensino fundamental do município, orientando 1.332 alunos sobre as questões que envolvem o saneamento ambiental. As revistas produzidas pelos estudantes foram apresentadas na 7ª Bienal Rubem Braga, que ocorreu de 15 a 20 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim.