2 de Julho de 2018
Gestores e pedagogos de nove escolas da Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim participaram, na última semana, de um encontro para discutir a metodologia das atividades do Programa Cuidar Mais nas instituições de educação infantil. O evento foi promovido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) e ocorreu no auditório da concessionária.
Durante a conversa, foram apresentadas propostas de didáticas e sugestões de atividades para os professores desenvolverem em sala de aula, com temas voltados para o saneamento básico, o meio ambiente, os resíduos sólidos, além do uso consciente da água e a preservação de nascentes e matas ciliares. Os profissionais da educação receberam CDs com as atividades sugeridas e vídeo educativo para serem utilizados como parte da metodologia de ensino.
Segundo a pedagoga da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Waldir Furtado Amorim, Cláudia Elaine Caetano, o projeto tem muito a acrescentar à educação ambiental dos alunos. “Para as crianças, tudo o que é apresentado de forma lúdica se fixa melhor. Além disso, ter conhecimento prévio sobre a temática facilita o aprendizado”, disse.
A pedagoga da EMEB Padre Gino Zatelli, Kátia Nogueira dos Santos, outra participante do encontro, afirmou que planeja desenvolver temas como resíduos sólidos e coleta seletiva com as crianças, por serem assuntos pertinentes na comunidade do bairro Gilson Carone, onde a escola está localizada. “Concluímos que o lixo faz parte da realidade local. Nesta nova proposta, agora com turmas do Pré II, daremos continuidade ao trabalho de conscientização que iniciamos no início do ano com o Ensino Fundamental. No primeiro semestre de 2018, integramos o Programa Cuidar Mais, porém envolvendo os alunos do 5º ano”, destacou.
Para a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, os temas a serem desenvolvidos nas instituições de ensino reforçam nas crianças a importância dos recursos naturais e transformam a maneira como elas irão consumi-los e protegê-los, sempre envolvendo a família neste processo. “As temáticas propostas já vêm sendo trabalhadas pelas escolas, o que iremos fazer é agregar mais conhecimento técnico, a fim de dar continuidade ao trabalho e direcionar o olhar para o saneamento ambiental”, enfatiza.
Neste segundo semestre, o Programa Cuidar Mais, da BRK Ambiental, será desenvolvido com alunos das turmas do Pré II, com idades próximas a cinco anos das EMEBs Carim Tanure, Dolores Gonzalez Villa, Jose Pinto, Maria Siloti, Padre Gino Zatelli, Padre Jefferson Luiz de Magalhães, Waldir Furtado Amorim, Sertão de Monte Líbano e no Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE). A expectativa é de que o programa alcance diretamente 561 crianças.