Notícias

BRK Ambiental é escolhida “Empresa do Ano” pela Aberje por ações de comunicação desenvolvidas em 2019

26 de Novembro de 2019

Ação com influenciadores digitais no Dia Mundial da Água garantiu dois prêmios à maior concessionária privada de saneamento do Brasil

Em cerimônia realizada ontem (25) em São Paulo, a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) anunciou os vencedores do prêmio que reconhece as melhores práticas de comunicação desenvolvidas ao longo do ano. A BRK Ambiental foi a vencedora na categoria “Imprensa e Influenciadores” e, de quebra, escolhida como “Empresa do Ano”. 

O prêmio foi conferido à BRK pela ação realizada com influenciadores digitais por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março. Com apoio da agência Forrest, a empresa selecionou 150 pessoas - desde artistas que se dedicam à causa ambiental até influenciadores que tratam de questões relacionadas à sustentabilidade – que receberam uma ampulheta que marca 5 minutos. O desafio era simples: reduzir o tempo no banho para o limite de tempo da ampulheta. Para se ter uma ideia, cada minuto a menos no chuveiro pode preservar até 10 litros de água.

Para garantir uma estética própria e um conceito para a campanha, o item foi estampado com uma arte exclusiva, criada pela ilustradora mineira Thereza Nardelli. O mote escolhido foi “Água não tem fronteiras”, que remete à ideia de que este recurso hídrico, escasso em muitas regiões do Brasil, é algo que nos une e traz responsabilidades que são comuns a todos.  “A utilização da ampulheta, que é um dos objetos mais antigos já inventados pela humanidade, e das redes sociais, uma das invenções mais modernas, conferiu uma dimensão diferente à ação. Em qualquer tempo, em qualquer lugar, a preservação da água é uma causa que deveria nos unir”, destaca Juliana Calsa, gerente de comunicação da BRK Ambiental.

Entre os influenciadores que receberam a ampulheta e aceitaram o desafio estão nomes como Carol Ribeiro, modelo e apresentadora, e Mateus Solano, ator e defensor da causa ambiental. Por meio de stories no Instagram, o ator global mostrou a ampulheta aos seus mais de 2 milhões de seguidores e, além de elogiar a iniciativa, relatou que seus filhos também adoraram a ideia de poder contabilizar seu tempo no banho. Influenciadores que trabalham diretamente ligados a causas ambientais também se manifestaram a favor da campanha. É o caso da Luciana Esteves, dona do perfil @nossomundosustentavel, que fez uma série de vídeos falando sobre o Dia Mundial Água. 

Empresa do ano 

Para a escolha do case vencedor, o júri da Aberje, formado por especialistas e profissionais de comunicação, avalia critérios como criatividade, inovação, estratégia empregada e ganhos de valor para a marca. A obtenção de notas máximas em diversos destes critérios garantiu à BRK o prêmio de “Empresa do Ano”, posto já alcançado por outros grandes grupos, como Coca Cola e Sanofi.

No discurso para recebimento do prêmio, a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, lembrou da importância da comunicação para a sensibilização da população para a urgência do saneamento básico. “O Brasil ainda tem 100 milhões de pessoas sem acesso ao saneamento básico. Precisamos falar sobre esse tema, precisamos reforçar a transformação que o saneamento pode proporcionar ao país”. 

 


 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE