24 de Janeiro de 2020
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, realizou no ano de 2019 a lavagem preventiva de 124,7 quilômetros de redes coletoras de esgoto do município.
“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.
Em 2020, a concessionária irá manter esse trabalho e a meta é que 15 quilômetros de redes passem pela limpeza preventiva mensalmente, totalizando 180 quilômetros no ano. Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os pontos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.
A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa Fernando.
Lixo na rede de esgoto
Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.
“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Limeira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, complementa Fernando.
Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos tais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente óleo e gordura.
Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade.
Conscientização
Considerando que o Brasil conta ainda com cerca de 50% apenas de sua população com acesso ao serviço de tratamento de esgoto, é grande a necessidade de conscientizar e orientar o cidadão para o correto uso do sistema de esgotamento sanitário.
Pensando nisso, a BRK Ambiental de Limeira realiza mensalmente, por meio do Programa de Educação Ambiental nas Escolas, a conscientização das crianças da rede de ensino para que elas disseminem as informações para familiares, amigos etc. Em 2020, a partir de março, o programa volta ao formato ETA Portas Abertas, em que as crianças visitam à Estação de Tratamento de Água e, além disso, recebem uma palestra sobre os temas água e esgoto. “Demonstramos às crianças a importância da rede de esgoto e o porquê o lixo ou a água de chuva podem interferir e prejudicar o trabalho do tratamento desse esgoto gerado por nós”, complementa o diretor.
Atendimento 24h
A BRK Ambiental Limeira mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:
- via call-center (0800-771-0001);
- site www.brkambiental.com.br
- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.
Outra forma de entrar em contato com a Concessionária é por meio do atendimento presencial realizado na Loja de Atendimento na Rua Visconde do Rio Branco, nº 186, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.