17 de Agosto de 2018
A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, finalizou nesta sexta-feira, dia 17, a primeira fase da obra de implantação da nova adutora de água tratada do Picerno, o que corresponde à 40% do total da intervenção. O investimento da concessionária é de R$ 3 milhões e que vai melhorar o abastecimento de água de cerca de 35 mil pessoas. A previsão é que a obra seja concluída no final de outubro deste ano.
A fase concluída foi de 1,4km de extensão e ocorreu no bairro Parque Euclides Miranda. Os trabalhos começaram na rua César Moranza, seguiram por um trecho da avenida Soma, por parte da avenida da Amizade até chegar à rua Presidente José Linhares, onde fica o Centro de Reservação Carlota.
A fase 2 da obra está em andamento desde o dia 4 de julho, tem 1,9km de extensão e ocorre na região central da cidade, nos bairros Vila Menuzzo, Parque Ongaro, Jardim São Carlos e Centro. As duas etapas restantes, fases 3 e 4, ainda não foram iniciadas e correspondem respectivamente ao trecho entre a rua Joaquim Raposeiro e a rua César Moranza (incluindo a travessia sobre o Ribeirão Quilombo) e à passagem sob à Ferrovia e interligações.
No total, a nova adutora terá 3,5 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota. Ela será de PVC, material mais resistente, na maior parte do traçado e de ferro fundido em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. Com isso, serão evitados rompimentos em decorrência da maior pressão da água.
Além disso, a idade e o material da adutora atual permitem a incrustação de partículas nas paredes internas que, em momentos de variação de volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada da água. “Tubulação nova e sem intermitências resolverão em definitivo o problema de coloração da água”, explica o gerente de operações da concessionária, Cleber Salvi. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água.
Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK divulga o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.