BRK Ambiental finaliza primeira fase da obra da adutora do Picerno em Sumaré

BRK Ambiental finaliza primeira fase da obra da adutora do Picerno em Sumaré

Notícias Sep 12, 2018

17 de Agosto de 2018

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, finalizou nesta sexta-feira, dia 17, a primeira fase da obra de implantação da nova adutora de água tratada do Picerno, o que corresponde à 40% do total da intervenção. O investimento da concessionária é de R$ 3 milhões e que vai melhorar o abastecimento de água de cerca de 35 mil pessoas. A previsão é que a obra seja concluída no final de outubro deste ano.

A fase concluída foi de 1,4km de extensão e ocorreu no bairro Parque Euclides Miranda. Os trabalhos começaram na rua César Moranza, seguiram por um trecho da avenida Soma, por parte da avenida da Amizade até chegar à rua Presidente José Linhares, onde fica o Centro de Reservação Carlota.

A fase 2 da obra está em andamento desde o dia 4 de julho, tem 1,9km de extensão e ocorre na região central da cidade, nos bairros Vila Menuzzo, Parque Ongaro, Jardim São Carlos e Centro. As duas etapas restantes, fases 3 e 4, ainda não foram iniciadas e correspondem respectivamente ao trecho entre a rua Joaquim Raposeiro e a rua César Moranza (incluindo a travessia sobre o Ribeirão Quilombo) e à passagem sob à Ferrovia e interligações.

No total, a nova adutora terá 3,5 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota. Ela será de PVC, material mais resistente, na maior parte do traçado e de ferro fundido em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. Com isso, serão evitados rompimentos em decorrência da maior pressão da água.

Além disso, a idade e o material da adutora atual permitem a incrustação de partículas nas paredes internas que, em momentos de variação de volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada da água. “Tubulação nova e sem intermitências resolverão em definitivo o problema de coloração da água”, explica o gerente de operações da concessionária, Cleber Salvi. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água.

Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK divulga o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.