30 de Setembro de 2019

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, está implementando uma metodologia internacional chamada “Conheça seu DMC”, com o objetivo de reduzir o índice de perdas de água da cidade. 

A concessionária recebeu a visita da IWS, empresa inglesa que atua em consultoria de Gestão de Perdas, em agosto quando foi apresentada a metodologia. “O DMC é Distrito de Medição e Controle, ou seja, são os nossos setores controlados por macromedidores. Atualmente, em Sumaré, são 22 setores de abastecimentos e a meta é termos 26 até o final deste ano”, explica Fernando Mangabeira, diretor da unidade. 

A concessionária já iniciou a execução do projeto que tem o objetivo de implantar a nova metodologia e medir os ganhos em redução das perdas físicas e aparentes no setor. 

O primeiro setor em que a metodologia será aplicada é o Santa Terezinha, que inclui os bairros Primavera, São Domingos, Vila Vale e o próprio bairro Santa Terezinha. “Após analisarmos os ganhos da metodologia, iremos seguir com a implantação nos outros setores da cidade”, complementa o diretor. 

A metodologia é dividida em quatro etapas:
1)    Realizar o balanço do volume de água disponibilizado ao setor e o volume efetivamente consumido pelos clientes, a diferença entre estes valores é considerada como perdas; 
2)    Realizar o balanço hídrico dos volumes noturnos para identificar possíveis vazamentos; 
3)    Construir um painel de controle global do DMC, com dados de perdas físicas e comerciais; 
4)    Realizar o “Step Test”, que é um teste realizado na madrugada para identificar as perdas no setor.

Atualmente, a unidade de Sumaré está se preparando para realizar o “Step Test”, que será programado e nossos clientes serão previamente comunicados sobre qualquer ação que possa ter impacto no abastecimento de água.

Com isto, será necessário realizar na terça-feira, dia 01, a instalação de uma válvula que permitirá realizar todo os testes no setor de abastecimento do Santa Terezinha. Esses testes são importantes para identificar onde estão ocorrendo as perdas de água da região. 

Por conta da instalação, os bairros Jardim Primavera, Jardim São Domingos, Jardim Santa Teresinha e Vila Vale podem ter oscilações no abastecimento de água na terça, dia 01. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na noite da própria terça, dia 01. 

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.