BRK Ambiental inicia implantação de adutora que vai melhorar abastecimento de 80 mil pessoas

BRK Ambiental inicia implantação de adutora que vai melhorar abastecimento de 80 mil pessoas

Notícias Sep 12, 2018

16 de Agosto de 2018

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, inicia nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, a obra de implantação de uma nova adutora de água bruta de grande porte na cidade. A intervenção vai melhorar o abastecimento de água na região central, onde vivem cerca de 80 mil pessoas. O investimento previsto é de R$ 1,1 milhão.

A nova adutora terá 1,3 quilômetros de extensão e será responsável por levar água bruta da Captação da Represa do Marcelo até a ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para tratamento e posterior distribuição à população de 55 bairros abastecidos pela estação.

Essa obra faz parte de um plano de investimento da concessionária que contempla também a modernização e ampliação do sistema ETA I, responsável pelo abastecimento de 30% do município. Atualmente esse sistema depende de três represas (Horto I, Horto II e Marcelo) para abastecer a região central da cidade. Com a nova adutora, será possível operar com duas das três represas, deixando uma delas de reserva.

Chamada de adutora do Marcelo, ela será construída em PVC Defofo, material mais resistente a rupturas. “As adutoras atuais são de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Sumaré. Além disso, trata-se de uma adutora de água bruta, ela não faz a distribuição para população e sim transporta água da represa para a ETA I. Dessa forma, seu rompimento impacta toda a região abastecida pela ETA I. “Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento provocadas pelos rompimentos dessa adutora.”

Outra alteração é no diâmetro da adutora. Atualmente duas adutoras, uma de 150 milímetros e outra de 200 milímetros, ligam a captação à ETA. A nova adutora será de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água, respeitando os volumes de captação autorizados.

A adutora de 200 milímetros será mantida como reserva a ser usada quando a nova passar por serviços e manutenções e a de 150 milímetros deixará de ser utilizada. “Trata-se de uma obra de grande importância para melhorar e ampliar o abastecimento de água e evitar interrupções no fornecimento à população”.

Traçado

A nova adutora passará pelas seguintes ruas da cidade: Marcelo Pedroni (Captação do Marcelo), Tiradentes e José Ferreira Gomes (ETA I), entre os bairros Parque Franceschini e Vila Miranda. A previsão de duração dos trabalhos é de três meses.

Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK divulga o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. Um folheto com explicações sobre a obra também será distribuído na região central. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.