09 de Junho de 2021
Trabalho é mais uma medida adotada para modernizar o sistema de abastecimento e reduzir o índice de perdas na cidade
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou nesta quarta-feira, 09, um programa de substituição de ligações de água na cidade. No total, 1142 ligações serão substituídas com o objetivo de modernizar o sistema de abastecimento e contribuir para a redução do índice de perdas na cidade.
As ligações de água são as responsáveis por conectar a rede de distribuição de água ao cavalete do cliente, onde está instalado o hidrômetro.
Nesta primeira fase do programa, as substituições irão ocorrer nos imóveis localizados no bairro Jardim Callegari. Até o final do ano, a concessionária também irá atuar nos bairros Jardim Paulistano e Jardim Minezotta.
“Durante um trabalho prévio realizado por meio do hasteamento das ligações, identificamos que o bairro Jardim Callegari apresenta um vazamento a cada 13 ligações de água. Isso demonstra que as ligações são antigas, e esses vazamentos impactam diretamente no índice de perdas da cidade. Nosso principal objetivo é eliminar esses vazamentos com as substituições, contribuindo diretamente para a redução das perdas”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
A concessionária já reduziu índice de perdas da cidade de 38,3%%, em 2019, para 36,5%, em 2020. O número é a menor média anual registrada desde o início da concessão. Em 2015, no início da concessão, o índice era de 60%.
Na prática, só entre 2019 e 2020, 172 milhões de litros de água foram preservados. Com esse volume é possível abastecer 28 mil pessoas por um mês.
Outro ponto importante das substituições é evitar problemas futuros, como a falta de pressão ou até mesmo a falta de água, que seriam decorrentes de possíveis vazamentos não-visíveis.
“Este tipo de vazamento não aflora no asfalto, ou seja, não fica visível, infiltrando em ramais de esgoto, nas galerias de água pluvial ou até mesmo no solo. Portanto, com a prévia identificação desses vazamentos, realizamos o serviço de forma programada, garantindo a continuidade no abastecimento de água. Com essa ação, iremos reduzir oscilações pontuais de pressões causadas pelos vazamentos em ligações e garantir maior regularidade no abastecimento, além da redução das perdas”, complementa a gerente.
Os serviços serão realizados em duas etapas. Primeiro, as equipes da concessionária irão vistoriar o bairro e identificar as ligações a serem substituídas, que serão demarcadas com um ‘x’ branco no asfalto. Isso ocorrerá tanto no período diurno, das 7h às 17h, quanto no período noturno, das 21h às 7h.
Com as marcações feitas, as equipes vão realizar a substituição das ligações. Esse trabalho será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por equipes de uma empresa terceirizada contratada. Os funcionários que irão realizar a atividade estarão devidamente identificados com crachá e uniforme e seus veículos terão adesivos de identificação. Nessa etapa do trabalho, a residência em que a equipe estiver atuando ficará com o abastecimento interrompido por um curto período de tempo para que seja possível a execução do trabalho.
A concessionária reforça que está à disposição dos clientes para sanar possíveis dúvidas. Os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelo Facebook (www.facebook.com.br/brk.ambiental).