16 de Outubro de 2018

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, investirá R$ 420 milhões no município nos próximos 5 anos. Esse montante será aplicado em obras que ampliarão o tratamento de esgoto na cidade além de modernizar e ampliar os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

Entre os destaques estão a construção da Estação de Tratamento de Esgotos Tijuco Preto (ETE Tijuco Preto), que será responsável por tratar 230 litros de esgoto por segundo. Com isso o índice de esgoto tratado na cidade mais que dobra, passando dos atuais 30% para 65%. Também serão executados os subsistemas de esgotamento sanitário Jatobá e Quilombo, com a implantação de mais 40 Km de interceptores e coletores de esgoto. 

Na área de água, estão previstas a ampliação e modernização de todas as estações de captação e de tratamento de água, investimentos em novas adutoras de água tratada, assim como a construção de novos reservatórios de água.

A empresa também investirá em novas redes de água e substituição das existentes deterioradas, além de outras ações para permitir a redução do índice de perdas, que tem como meta atingir 30% até 2020. Estes investimentos garantirão a regularidade do fornecimento de água, assim como permitir o desenvolvimento sustentável do município.

A concessão

Em Sumaré, a BRK Ambiental assumiu os serviços de água e esgoto em 2015. Durante esse período, a empresa já investiu R$ 26 milhões, que permitiram a evolução dos serviços. A produção de água saltou de 720 litros por segundo para 1.000 litros por segundo, reduzindo a dependência do abastecimento de água de outros municípios, o índice de esgoto tratado mais que dobrou, passando de 14% para 30%, e o índice de perdas de água caiu de 60% para 42%.