Folhetos informativos sobre o tema são distribuídos à população. Concessionária também realiza palestras orientativas.
Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por algum resíduo (lixo) descartado em local inadequado. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que em vez de ser reaproveitado foi lançado no ralo. Todos esses resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto certamente irão retornar em algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis. Com o objetivo de prevenir tais ocorrências, conscientizar e orientar a população quanto ao uso correto do sistema de esgotamento sanitário, a BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em Rio Claro, realiza uma campanha de conscientização na cidade. A ação conta com material informativo e palestras sobre o tema.
A concessionária vai distribuir 80 mil folhetos à população por meio de seus agentes comerciais. O material, entregue juntamente com as faturas mensais de água e esgoto, traz informações sobre o funcionamento e os benefícios do sistema de esgotamento sanitário da cidade, dicas de cuidados básicos para o bom funcionamento desse sistema, além de orientações sobre o descarte adequado dos resíduos.
“As redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Rio Claro é o descarte indevido de lixo nas redes e em ligações residenciais. Por isso, a importância de realizar uma campanha de conscientização da população quanto a esse tema”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental.
Em 2020, foram recolhidas 370 toneladas de resíduos do sistema de esgoto de Rio Claro. Neste ano, somente no primeiro trimestre, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 85 toneladas.
A campanha de conscientização também conta com palestras de educação ambiental que são oferecidas para qualquer entidade e instituição de ensino do município que tiver interesse. Com o tema “Saneamento e dificuldades enfrentadas na coleta do esgoto”, a palestra pode ser realizada de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. As instituições interessadas podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.
Na última semana de abril, funcionários de um mercado da cidade acompanharam a palestra virtualmente e receberam orientações sobre o assunto.
“O trabalho de educação ambiental da população é de extrema importância para que consigamos manter o correto funcionamento das redes de esgoto, preservando o meio ambiente e a saúde”, complementa a gerente.
Em caso de dúvidas, solicitações e para informações, os clientes podem fazer contato com os canais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, o atendimento também acontece pelo site www.brkambiental.com.br/rio-claro e pelo perfil da empresa no Facebook, www.facebook.com.br/brk.ambiental.