3 de abril de 2019
A ação “Colorindo Nosso Mundo” pretende levar a discussão sobre conservação, respeito, cidadania e a importância da preservação do meio ambiente aos jovens e comunitários através da arte do grafite
As grandes áreas urbanas ao redor do mundo possuem características semelhantes em vários aspectos, como a presença de grandes muros e de edificações em concreto, que deixam um ar de segregação e de um ambiente cinza. Esses espaços são vistos como verdadeiras telas de trabalho para a arte do grafite, técnica que utiliza sprays para colorir ruas e prédios, trazendo vida a manifestação de uma ideia, de uma causa.

O grafite é hoje uma das principais interpretações artísticas, que atinge todas as classes sociais e todos os lugares da cidade. Uma arte urbana e expressiva, que invade a cabeça das pessoas pelos olhos e toca seus sentimentos. Uma importante ferramenta de comunicação com o público jovem, que se sente representado por ela.
Com esse mote, a BRK Ambiental, parceira privada da Compesa, realiza a oficina “Colorindo Nosso Mundo”, ação que pretende levar a discussão sobre conservação, respeito, cidadania e a importância da preservação do meio ambiente aos jovens e comunitários através da arte do grafite.
Esse ano, a atividade será ministrada pelo designer e artista plástico Rafa Mattos, conhecido pelo movimento “Plante amor, colha o bem”. Rafa defende que “toda e qualquer transformação começa dentro de nós, seja ela social ou ambiental”. Para ele, “as pessoas se conectam através do afeto, trocam conhecimentos, ensinam e aprendem umas com as outras, sentem-se parte de algo, e então estão aptas a transformarem as suas vidas e todo o entorno”.
Nesta edição da oficina, a ação contemplará alunos de 14 a 18 anos da Escola Compositor Antônio Maria, localizada no bairro de Rio Doce, em Olinda. No dia 4/4, Rafa Mattos fará uma palestra no colégio, junto com a BRK, para apresentar o projeto aos estudantes da escola. Em sua palestra, Rafa Mattos convida os jovens a assumirem um compromisso de amor com a natureza.
Serão disponibilizadas 30 vagas para a oficina, que deverá ser executada em etapas baseadas nos elementos do grafite. “Os alunos terão uma base teórica para conhecer as origens da arte do grafite, quais são as técnicas utilizadas e, após esse estudo, as técnicas de pintura livre serão colocadas em prática nos muros de uma unidade operacional que compõe o sistema de esgotamento sanitário em Rio Doce”, comenta a responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental, Karine Mourato.
Após as inscrições, a oficina será realizada durante o período de 9 a 12 de abril, sendo um dia de aula teórica, realizada na própria escola, e mais três dias de prática, levando a manifestação artística resultante da discussão em grupo para o muro da estação elevatória de esgoto operada pela BRK Ambiental em Rio Doce, Olinda.
Um dos objetivos da ação é deixar um ambiente mais alegre e colorido para a comunidade, além de sensibilizar os estudantes sobre a educação ambiental e temas relacionados à sustentabilidade. Em consequência, o projeto pretende mostrar a importância da conservação das estações elevatórias e de tratamento de esgoto, bem como a relevância dessas unidades operacionais para a promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida de toda a população.