BRK Ambiental realiza mais uma ação em Sumaré para redução do índice de perdas

BRK Ambiental realiza mais uma ação em Sumaré para redução do índice de perdas

Notícias Dec 11, 2019

11 de Dezembro de 2019

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, vai realizar nesta quarta-feira, dia 11, a instalação de um macromedidor em uma rede de distribuição de água tratada no Jardim Paulistano.

A intervenção faz parte do trabalho para redução do índice de perdas que a empresa executa na cidade. “Desde o início da concessão já investimos R$ 14,4 milhões para a redução do índice de perdas. Isso contribuiu para a redução do índice que, quando assumimos a concessão, em 2015, era de 60%, e em 2018, caiu para 40%”, destaca o gerente de operações da unidade, Cleber Salvi.

Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. Com os equipamentos é possível calcular as perdas de água para regiões específicas da cidade, por exemplo, comparando a quantidade de água enviada para um bairro (pelo macromedidor), com a quantidade de água efetivamente consumida pelos moradores (medida nos hidrômetros). Essa informação vai direcionar os investimentos de combate a perdas na cidade, permitindo a busca de vazamentos e irregularidades.

No total, desde o início da concessão, já foram instalados 57 macromedidores e até o final deste ano serão instalados mais 2. Além desta ação, a concessionária também tem realizado a instalação de equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão na rede de água, a substituição de redes e hidrômetros antigos, dentre outras atividades. “Com todas essas ações, nosso objetivo é reduzir o índice de perdas para 30% em 2021”, destaca Salvi.

Por conta da intervenção, o bairro Jardim Paulistano, pode ter oscilações no abastecimento de água nesta quarta-feira, dia 11. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite da própria quarta-feira, dia 11.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.