25 de Abril de 2019
O uso de tecnologia e arte para a sustentabilidade serão as temáticas centrais para engajar os jovens
A BRK Ambiental promove a 1ª Oficina Sustentável Memaker, projeto social que alia expressão criativa à robótica com o intuito de despertar nos jovens o interesse pela arte e tecnologia.
Com a proposta pedagógica de mentoria do Instituto Memaker, o projeto contribuirá com o desenvolvimento e transformação da trajetória de jovens recifenses. Cerca de 25 jovens estudantes da Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes, no bairro de Santo Amaro, serão beneficiados com essa capacitação. Os encontros começam hoje (25/4), das 13h às 17h, e seguem nas demais quintas-feiras até o dia 16/5, sempre no período da tarde.
Durante a oficina, serão discutidos temas relacionados à sustentabilidade para a construção de projetos que beneficiem a comunidade onde os participantes estão inseridos. Além dos oficineiros da iniciativa, a oficina contará com suporte dos jovens do grupo avançado, mais conhecidos como Memakers, formados na primeira turma de capacitação do Instituto.
“A partir dos temas que forem debatidos e desenvolvidos pelos participantes, todo o grupo trabalhará na identificação de soluções inovadoras para a resolução de problemas reais dos seus contextos de vida”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Pernambuco, Karine Mourato.
Através desse programa de capacitação, os estudantes poderão expandir o conhecimento e a criatividade, no intuito de aproximar a arte e conceitos básicos de robótica com a proposta de desenvolvimento de projetos sustentáveis através de metodologias ativas que estimulam o engajamento, o bem-estar e o trabalho colaborativo.
“A oficina utiliza o conceito de Flow, que é o envolvimento total para a fluidez no processo de criação, colocando as emoções a serviço da performance e do aprendizado. Assim, a excelência e a imersão são desenvolvidas durante a atividade”, reforça a responsável pelo Instituto Memaker, Mônica Bouqvar.
O Instituto Mamaker desenvolve projetos voltados para jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, um trabalho inovador que integra expressão criativa e robótica livre, sustentada com base em uma proposta pedagógica socioconstrutivista. O projeto objetiva contribuir para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes desses jovens, de forma que eles sejam os protagonistas das transformações em suas vidas e de sua comunidade.
