Embora não visíveis por serem subterrâneas, as redes de água são tubulações bastante presentes na rotina dos sumareenses. Responsáveis por distribuir a água tratada à população, elas são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, também têm uma vida útil. Em Sumaré, a BRK - responsável pelos serviços de água e esgoto no município - possui um programa anual de trocas de redes.
Em 2024, por exemplo, a concessionária substituiu 2,2 quilômetros de redes de água no bairro Jardim Bom Retiro.
A nova tubulação, que foi implantada ao longo de 2024 na cidade, é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação, com durabilidade superior a 50 anos.
“Com essa troca, reduzimos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos. Em algumas ruas dos bairros onde fizemos a troca, a média era de um vazamento por mês e, após as obras, zeramos esses vazamentos. Além disso, aumentamos a vazão e, consequentemente, a disponibilidade de água para os bairros, favorecendo a comunidade”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.
Para 2025, há previsão de troca de mais 2,5 quilômetros de redes de água no bairro Chácara Dante Marmirolli.
O trabalho contínuo e preventivo desempenhado pela BRK na expansão e na infraestrutura do sistema de água do município tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população.