23 de maio de 2023
A BRK realizou a Oficina Trama com o intuito de trazer o empreendedorismo feminino como um agente de transformação e impacto social na comunidade da Charnequinha, um bairro da cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 17 mulheres participaram do projeto, que foi dividido em dois módulos, iniciados em dezembro de 2022 e finalizados agora neste mês de maio.
As palestras das oficinas foram ministradas no Centro das Mulheres do Cabo, organização não-governamental voltada para afirmar os direitos humanos das mulheres. O projeto foi criado para servir ao desenvolvimento da comunidade e o fortalecimento das mulheres por meio de um caminho de empreendedorismo, capaz de fomentar a ampliação da percepção a respeito dos avanços que elas podem obter através do trabalho coletivo.
“A ação possui uma metodologia de governança capaz de envolver os diversos interesses e desenvolver o potencial das alunas, para que elas possam gerir uma organização ou empresa que as coloque em um circuito de networking e impulsione seus trabalhos”, comenta a coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Pernambuco, Karine Mourato. Em todo Brasil, é crescente a quantidade de mulheres que empreendem como forma de gerar autonomia financeira, independência e serem respeitadas pela sociedade.
Fruto das atividades realizadas na oficina, as mulheres participantes criaram uma marca colaborativa, chamada de Fuxicarte, para vender os trabalhos manuais realizados. “As lições de empreendedorismo colocadas em prática funcionam como um complemento da renda familiar e fonte de renda para as famílias, fortalecendo a autonomia das mulheres, suas famílias e a comunidade”, comenta Ana Helena Passos, da Trama.
Para a participante Marli França, a oficina foi uma oportunidade de mudança de vida. “A gente vinha pra estimular a mente, aprender a fazer peças de fuxicos e colares, mas também tive uma reação na melhora da minha autoestima. Aprendi a ter mais amor-próprio e nunca desistir dos meus sonhos. Agradeço muito a participação nessa iniciativa”, declara.