BRK distribui Relatório Anual de Qualidade da Água em Sumaré

BRK distribui Relatório Anual de Qualidade da Água em Sumaré

Notícias Feb 13, 2023

13 de Fevereiro de 2023

Informativo começou a ser entregue junto com as faturas do mês de fevereiro; publicação reúne dados da água distribuída ao longo de 2022 na cidade

Este mês, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, começou a entregar junto com as faturas mensais, o Relatório Anual de Qualidade da Água. Todos os imóveis da cidade que têm ligação de água e esgoto - mais de 92 mil, receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população ao longo de 2022. A entrega do informativo é feita pelos agentes comerciais da empresa e está prevista para ser concluída em março.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005 e a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor. 

O informativo tem como principal objetivo detalhar à população dados relativo à potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK. 

O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais (rio Atibaia, represas do Marcelo, Horto I e Horto II) até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis. “A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população” destaca o gerente. 

A água tratada e distribuída em Sumaré atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pelo anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472 do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. 

“Em média, são realizadas mais de 21 mil análises por mês da água produzida; quase o dobro da quantidade prevista pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos sumareenses”, complementa o gerente da concessionária.

A BRK também conta com um Laboratório Móvel, serviço gratuito que presta atendimento em residências e comércios, sempre que há dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa a potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.

As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link www.brkambiental.com.br/sumare, e podem ser consultados mensalmente no link ‘Qualidade de Água’.