13 de Fevereiro de 2023
Informativo começou a ser entregue junto com as faturas do mês de fevereiro; publicação reúne dados da água distribuída ao longo de 2022 na cidade
Este mês, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, começou a entregar junto com as faturas mensais, o Relatório Anual de Qualidade da Água. Todos os imóveis da cidade que têm ligação de água e esgoto - mais de 92 mil, receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população ao longo de 2022. A entrega do informativo é feita pelos agentes comerciais da empresa e está prevista para ser concluída em março.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005 e a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.
O informativo tem como principal objetivo detalhar à população dados relativo à potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.
O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais (rio Atibaia, represas do Marcelo, Horto I e Horto II) até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis. “A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população” destaca o gerente.
A água tratada e distribuída em Sumaré atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pelo anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472 do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
“Em média, são realizadas mais de 21 mil análises por mês da água produzida; quase o dobro da quantidade prevista pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos sumareenses”, complementa o gerente da concessionária.
A BRK também conta com um Laboratório Móvel, serviço gratuito que presta atendimento em residências e comércios, sempre que há dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa a potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.
As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link www.brkambiental.com.br/sumare, e podem ser consultados mensalmente no link ‘Qualidade de Água’.