BRK divulga situação do abastecimento de água em municípios da Grande Maceió

BRK divulga situação do abastecimento de água em municípios da Grande Maceió

Notícias Jul 11, 2023

WhatsApp Image 2023-07-08 at 10.53.31

Com as fortes chuvas registradas em todo o estado, a BRK divulgou, nesta segunda-feira (10), o Boletim Operacional do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na Região Metropolitana de Maceió. Além da alteração da qualidade da água bruta nos mananciais, que dificultam os processos de tratamento, falta de energia, falhas eletromecânicas e equipamentos danificados estão entre as principais ocorrências relacionadas às condições climáticas. 

Das 13 cidades atendidas na Grande Maceió, a BRK possui a concessão plena de apenas três – Atalaia, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio. Nos outros dez municípios, a produção de água tratada é de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que fornece o líquido para a concessionária. 

Até que a situação seja completamente normalizada, a BRK seguirá com o envio de caminhões-pipa para o abastecimento das unidades de serviços essenciais, como escolas, hospitais, asilos e outros.

Confira as informações atualizadas: 

ATALAIA

O abastecimento está temporariamente comprometido em algumas regiões devido às condições climáticas adversas, que ocasionaram o rompimento de uma adutora de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rua da Linha.

MACEIÓ

O Sistema Rio Novo e a elevatória Palmar, ambos de responsabilidade da Casal, foram paralisados devido às condições climáticas. A BRK aguarda a retomada desses sistemas para restabelecer a distribuição de água em Rio Novo. 

SATUBA

A operação do sistema produtor de Satuba, operado pela Casal, foi retomado, após ter sido paralisado em decorrência da alteração da água bruta no manancial. A distribuição de água, etapa de responsabilidade da BRK, está em recuperação em algumas regiões do município. 

RIO LARGO

O sistema Mata do Rolo, de responsabilidade da Casal, está operando com vazão reduzida devido às condições climáticas.

MARECHAL DEODORO

As Captações Broma e Bica da Pedra estão paralisadas devido às condições climáticas. Além disso, as ETAs Estiva e Volta D’Água operam com vazão reduzida devido ao acúmulo de sedimentos nos mananciais.

Texto: Bárbara Pacheco