BRK e os ODS

A BRK Ambiental atua para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Conheça abaixo aqueles com os quais temos relações diretas por meio dos nossos programas:

  • ODS 3: Saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Redução dos casos de internação e gastos com saúde nos municípios atendidos a partir da expansão do acesso aos serviços de saneamento, a exemplo de Uruguaiana (RS) que registrou 97% redução dos casos de diarreia após a implantação do sistema de esgoto.

  • ODS 4: Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Patrocínio do projeto “Volta ao Novo” do Instituto Ayrton Senna, oferecendo suporte para 25 Estados e Distrito Federal na preparação da volta as aulas e implantação das competências socioemocionais.

  • ODS 5: Igualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Por meio do nosso Comitê de Diversidade e Inclusão, atuamos para atender as metas de 40% de mulheres na alta liderança até 2024 e 30% de mulheres na BRK até 2024. Atualmente, são 25% de mulheres na liderança e 19% de mulheres em toda empresa.

Nosso programa pela equidade envolve ainda projetos como Aceleração de Carreira para Mulheres Negras dentro da companhia e Projeto Reinventar, um curso de encanadoras para refugiadas venezuelanas em vulnerabilidade social. 

  • ODS 6: Água Potável e Saneamento

Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Entre 2018 e 2020, a BRK Ambiental economizou, por meio do programa de segurança hídrica e combate às perdas, 9,5 bilhões de litros de água, volume equivalente ao consumo de uma cidade com 173 mil habitantes em um ano. Além disso, em 2019 a concessionária tratou 212 milhões de m³ de água (equivalente a 85 mil piscinas olímpicas) e 243 milhões de m³ de esgoto (equivalente a 97 mil piscinas olímpicas).

Em complemento, em 2020 a BRK Ambiental ofereceu suporte financeiro para 800 famílias por meio de microcrédito para conexão das suas casas nas redes de água e esgoto. 

  • ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. 

A BRK Ambiental juntou-se ao projeto Máscara + Renda, que viabiliza a produção de máscaras de pano artesanais e promove a geração de renda para artesãs e costureiras nas periferias das cidades. Os recursos destinados pela BRK impactaram positivamente cerca de 90 mulheres nos municípios de Araguaína (Tocantins), Limeira, Porto Ferreira e Santa Gertrudes (São Paulo). A iniciativa, idealizada pela Rede Asta, startup de empreendedorismo social, contou com o apoio de diversas empresas de grande porte no país. Os recursos destinados pela BRK Ambiental viabilizaram a produção de 135 mil máscaras – 100% delas foram doadas às comunidades de maior vulnerabilidade social.

Também promovemos o treinamento encanadores nas comunidades onde estamos presentes. Foram 2 mil profissionais formados.

  • ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

A BRK Ambiental apoia, desde 2017, o Water Innovation Lab Brasil (WIL Brasil), programa de aceleração de startups focadas em soluções eficientes para os problemas da água no mundo.

Em 2019 e em 2020, também fomos vencedores do Prêmio Valor Inovação: Empresa mais inovadora do setor de infraestrutura.

  • ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Apoiamos o Programa Juntos, para fortalecimento da gestão pública. Os resultados já somam R$ 20 milhões de recuperação fiscal em oito cidades no Tocantins. Também  investimos R$ 27,3 milhões em projetos sociais entre 2017 e 2020, que beneficiaraim mais de 1,1 milhão de pessoas.

  • ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Temos como meta a redução em 10% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2025. Além disso, atuamos em 15 projetos com potencial de redução de emissões da ordem de 1,2 milhão de toneladas de CO2 equivalente até 2030. Estamos trabalhando para reduzir as emissões em 10% até 2025. Com a consolidação dos projetos de eficiência energética, 38% do nosso consumo de energia elétrica já provêm de fontes renováveis de energia. 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE