A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, terminou o ano de 2024 com 143.365 mil análises da água captada, produzida e distribuída à população. Em média, foram mais de 12 mil amostras analisadas a cada mês para verificar a qualidade do recurso que chega às casas dos clientes.
Atestar que a água que abastece o município está dentro dos padrões legais significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento com metodologia adequada e conduzido por profissionais qualificados, até chegar nos hidrômetros. Os testes são feitos ao longo do processo de tratamento, na saída da Estação de Tratamento de Água (ETA) e nas redes de distribuição aos imóveis.
Os ensaios da água captada e produzida são, em sua maioria, realizados na unidade. Para as análises da rede e o atendimento às portarias vigentes, contamos com um laboratório terceirizado, responsável por verificar cerca de 119 parâmetros estabelecidos na Portaria 888 do Ministério da Saúde. Em média, foram distribuídos mensalmente 2.353.817 m³ de água (aproximadamente 2,4 bilhões de litros) no município.
“Nossos processos visam assegurar o mais elevado nível de excelência e qualidade no abastecimento de água de Sumaré. A capacitação, treinamentos e, principalmente, o comprometimento de cada funcionário da equipe são fatores que contribuem para que os moradores recebam uma água de qualidade em suas torneiras”, afirma Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.