BRK entrega primeira etapa de obra de recuperação da maior adutora de Maceió

BRK entrega primeira etapa de obra de recuperação da maior adutora de Maceió

Notícias Jul 31, 2024

WhatsApp Image 2024-07-31 at 13.42.41
 

Nesta quarta-feira (31), a BRK finalizou  a primeira etapa de uma obra de recuperação na maior adutora de Maceió, que faz parte do Sistema Pratagy – operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Iniciado há cerca de um mês, o trabalho consistiu no reparo de mais de 6 metros de tubulação, o que permitirá a realização de novas manobras operacionais - atualmente evitadas por riscos de vazamentos e pressurização. Dividida em fases, R$ 160 mil já foram aplicados na obra. 

O projeto foi elaborado após uma análise crítica da  tubulação, que estava suscetível a vazamentos e com risco de corrosão em alguns pontos. A ação é importante porque esse tipo corrosão tende a gerar "furos" na parte superior da adutora, devido ao cloro e demais químicos presentes na água. 

Com a finalização desses reparos iniciais,  a expectativa é que a segurança de todo o sistema já seja reforçada. O trabalho, que ocorreu com o sistema em funcionamento e não afetou o abastecimento de água, também vai proporcionar um aumento de vazão nos reservatórios que compõem o Pratagy e a garantia de retomadas mais eficientes em caso de paradas programadas e emergenciais.     

As melhorias impactam todos os bairros atendidos pelo sistema: Jacintinho, Benedito Bentes,  Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Gruta, Farol, Pitanguinha e Mangabeiras.    

De acordo com Wilson Bombo,  diretor operacional da BRK em Alagoas, após a obra o sistema ganhará mais autonomia, o que beneficiará a distribuição de água “com esses reparos pontuais, a capacidade de bombeamento da água produzida pela CASAL aumenta, melhorando a capacidade de distribuição da água realizada pela BRK. Esse investimento faz parte de um grande programa de investimentos contratados pelo governo do estado, o Mais Água Alagoas”, explicou.   

Toda a primeira fase da obra ocorreu com o sistema em funcionamento, e não houve impactos em nenhuma região atendida.    As próximas etapas do trabalho incluem o reparo de outros trechos, e as equipes também avaliam a necessidade de substituir uma parte da adutora.    

 

Texto: Lisa Gabriela