BRK evita desperdício de 3,1 bilhões de litros de água em Limeira no 1º semestre de 2025

BRK evita desperdício de 3,1 bilhões de litros de água em Limeira no 1º semestre de 2025

Notícias Aug 08, 2025

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, encerrou o primeiro semestre de 2025 com um índice de perdas na distribuição de 21,73%. O número representa um avanço significativo quando comparado ao início da concessão, quando o índice era de 45%.

Essa evolução operacional resultou em um impacto direto no consumo de água: 3.193.788 m³ (3,1 bilhões de litros) foram economizados nos primeiros seis meses deste ano, volume suficiente para abastecer toda a população de Limeira (291.869 pessoas) por aproximadamente 55 dias. Esse resultado evidencia o comprometimento da BRK com a eficiência do sistema, a segurança hídrica e a preservação do meio ambiente.

“A constância nos resultados comprova a efetividade das ações realizadas ao longo dos anos. Reduzir perdas é proteger os recursos hídricos, garantir abastecimento futuro e prestar um serviço mais sustentável para a população”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

Entre janeiro e junho, diversas iniciativas foram tomadas como a pesquisa de vazamentos em 248 quilômetros, localização e reparo de 131 vazamentos não visíveis, substituição 1.345 metros de rede antiga e execução de 2.595 vistorias para identificação de fraudes, das quais 869 resultaram em correções de irregularidades. Também foram realizadas 1.903 trocas de hidrômetros, contribuindo para a precisão na medição do consumo.

No controle da pressão da rede, uma nova Válvula Redutora de Pressão (VRP) foi instalada no Bairro dos Pires, e a cidade ganhou ainda um novo macromedidor na adutora Novo Mundo – Limeirense.

De acordo com a 17ª edição do ranking do Instituto Trata Brasil, que considera dados do SINISA, de 2023, a cidade atingiu nota máxima em três indicadores de perdas - por ligação, no faturamento e na distribuição - sendo um dos municípios brasileiros que menos perde água na distribuição. Além disso, Limeira mantem-se muito à frente da média nacional de 40,3% do período analisado.

Para o segundo semestre de 2025, a BRK seguirá com ações contínuas de controle de perdas, como a pesquisa e reparo de vazamentos invisíveis, fiscalização de fraudes, renovação da macromedição e monitoramento da pressão na rede, reforçando o compromisso com a qualidade do serviço e a preservação dos recursos naturais.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24h por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.