A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, encerrou o primeiro semestre de 2025 com um índice de perdas na distribuição de 21,73%. O número representa um avanço significativo quando comparado ao início da concessão, quando o índice era de 45%.
Essa evolução operacional resultou em um impacto direto no consumo de água: 3.193.788 m³ (3,1 bilhões de litros) foram economizados nos primeiros seis meses deste ano, volume suficiente para abastecer toda a população de Limeira (291.869 pessoas) por aproximadamente 55 dias. Esse resultado evidencia o comprometimento da BRK com a eficiência do sistema, a segurança hídrica e a preservação do meio ambiente.
“A constância nos resultados comprova a efetividade das ações realizadas ao longo dos anos. Reduzir perdas é proteger os recursos hídricos, garantir abastecimento futuro e prestar um serviço mais sustentável para a população”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.
Entre janeiro e junho, diversas iniciativas foram tomadas como a pesquisa de vazamentos em 248 quilômetros, localização e reparo de 131 vazamentos não visíveis, substituição 1.345 metros de rede antiga e execução de 2.595 vistorias para identificação de fraudes, das quais 869 resultaram em correções de irregularidades. Também foram realizadas 1.903 trocas de hidrômetros, contribuindo para a precisão na medição do consumo.
No controle da pressão da rede, uma nova Válvula Redutora de Pressão (VRP) foi instalada no Bairro dos Pires, e a cidade ganhou ainda um novo macromedidor na adutora Novo Mundo – Limeirense.
De acordo com a 17ª edição do ranking do Instituto Trata Brasil, que considera dados do SINISA, de 2023, a cidade atingiu nota máxima em três indicadores de perdas - por ligação, no faturamento e na distribuição - sendo um dos municípios brasileiros que menos perde água na distribuição. Além disso, Limeira mantem-se muito à frente da média nacional de 40,3% do período analisado.
Para o segundo semestre de 2025, a BRK seguirá com ações contínuas de controle de perdas, como a pesquisa e reparo de vazamentos invisíveis, fiscalização de fraudes, renovação da macromedição e monitoramento da pressão na rede, reforçando o compromisso com a qualidade do serviço e a preservação dos recursos naturais.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24h por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.