BRK finaliza obras da ETA Corrêa-Porto e inicia fase de limpeza e testes da nova adutora de Porto Ferreira

BRK finaliza obras da ETA Corrêa-Porto e inicia fase de limpeza e testes da nova adutora de Porto Ferreira

Notícias Apr 25, 2023

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, finalizou na última semana as obras de implantação da nova adutora de água tratada ETA Corrêa-Porto. Os 1.700 metros de rede, assim como blocos de ancoragem e caixas de ventosas e de descarga, foram concluídos em 124 dias de trabalho, dentro do prazo previsto pela empresa. A partir desta terça-feira (25), inicia o comissionamento da rede  para que a adutora possa entrar em operação no mês de maio.

A nova adutora, ETA Corrêa-Porto, começou a ser implantada na segunda quinzena de dezembro de 2022 e, apesar das condições climáticas desfavoráveis do início de ano, avançou dentro do ritmo previsto nos três trechos em que foi dividida. Assim, todas as fases atenderam ao cronograma estabelecido.

A partir desta terça-feira, a rede passará por três ações necessárias antes de ser abastecida em definitivo para levar água tratada até os imóveis de cerca de 15 mil pessoas, que residem em 17 bairros diferentes da cidade. Uma das ações será a limpeza da tubulação com o chamado descarte controlado. Nesta etapa, sobras de materiais provenientes do aterro que podem ter entrado nos tubos durante a instalação serão eliminadas.

Outra fase é a de desinfecção da rede com a aplicação de hipoclorito, produto químico regulamentado pelas autoridades sanitárias e que tem como objetivo garantir a eliminação de qualquer bactéria ou agente contaminante que persista na tubulação mesmo após a etapa de limpeza.

Nesta etapa, a adutora é mantida abastecida e em repouso com a substância química agindo por determinado tempo. Depois, uma nova descarga controlada é feita para eliminar todo o produto.

Outra ação necessária é o teste de estanqueidade, na qual a adutora é abastecida e mantida em carga. Com o uso de geofone, técnicos da concessionária passarão por todo o trecho da tubulação instalada para detectar vazamentos que necessitam de reparo antes que a rede passe a operar.

A expectativa é que os procedimentos sejam concluídos até sexta-feira (28), e que a ETA Corrêa-Porto seja liberada para entrar em operação ainda na primeira semana de maio.

Uma adutora moderna para 15 mil pessoas

A nova tubulação, implantada desde o viaduto Tancredo Neves, na rua Francisco Prado, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), na área central, é composta por PVC DeFoFo com 300mm de diâmetro. O material é moderno e tem como uma das características o baixo efeito de incrustação, algo que reduz significativamente a possibilidade de entupimentos e, por consequência, de rompimentos.

“A nova adutora faz parte de um pacote de melhorias da BRK para Porto Ferreira e, com ela, pretendemos renovar o sistema de abastecimento de água da cidade. Trata-se de uma rede moderna e capaz de manter a oferta de água tratada em quantidade e na pressão ideal nas torneiras das residências destes 17 bairros que o sistema vai atender”, destaca Analice Carvalho, gerente de engenharia da concessionária.

Informações e canais de atendimento

Todas as notícias relacionadas à obra da nova adutora ETA Corrêa-Porto, assim como as demais ações da BRK na cidade, podem ser acompanhados pelo site da empresa e nos perfis da concessionária nas redes sociais.

Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, 24 horas. E ainda, o WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.