BRK investe no sistema Nereda® para ampliar eficiência do tratamento de esgoto em Sumaré

BRK investe no sistema Nereda® para ampliar eficiência do tratamento de esgoto em Sumaré

Notícias Dec 30, 2024

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, está implementando um dos mais avançados sistemas de tratamento de esgoto do mundo na nova Estação de Tratamento de Esgoto Tijuco Preto (ETE Tijuco Preto). Utilizando a tecnologia Nereda®, de origem holandesa e que se destaca por sua eficiência e sustentabilidade, a obra reforça o compromisso da concessionária com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.

Com previsão de conclusão em 2026, a ETE Tijuco Preto será responsável por tratar diariamente 230 litros de esgoto por segundo, abrangendo uma região de 54 bairros e beneficiando mais de 93 mil moradores. O sistema Nereda® será o diferencial dessa estação, que ocupará um terreno de 20 mil metros quadrados.

Eficiência e sustentabilidade com o sistema Nereda®
A tecnologia Nereda® utiliza biomassa granular para tratar o esgoto de forma eficiente, dispensando o uso de produtos químicos e reduzindo o consumo de energia. Essa abordagem inovadora também minimiza a área necessária para instalação e melhora significativamente o processo de remoção de nutrientes, como fósforo e amônia, fatores essenciais para a preservação da qualidade dos corpos hídricos.

“Com a ETE Tijuco Preto, estamos dando um passo importante para levar o saneamento de Sumaré a um novo patamar. O sistema Nereda® é um dos mais avançados do mundo e permitirá que tratemos o esgoto de maneira eficiente e sustentável, contribuindo diretamente para a saúde pública e a preservação ambiental”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Obras em andamento e avanços no projeto
Até dezembro de 2024, as obras da ETE Tijuco Preto alcançaram 34% de execução. Entre os marcos já concluídos estão a implantação do Interceptor Frente 1, que conduz o esgoto captado até a estação, e a concretagem de dois tanques essenciais ao processo: o tanque de lodo e o tanque de amortecimento, responsáveis pela desidratação e descarte adequado do lodo e pelo controle do lançamento do esgoto tratado no Ribeirão Quilombo.

Ao todo, mais de 2.665,50 m³ de concreto foram aplicados ao longo do ano. As obras podem ser acompanhadas pelo site “Sumaré Por Um Novo Amanhã” e pelas redes sociais da concessionária, permitindo que a população esteja sempre informada sobre os avanços do projeto.

Compromisso com a preservação ambiental
Além de contribuir para a universalização do saneamento em Sumaré, o sistema Nereda® reforça o papel da BRK no combate à poluição dos corpos hídricos. Com a operação da ETE Tijuco Preto, a cidade avançará na despoluição de rios e córregos, como o Ribeirão Quilombo, protegendo recursos hídricos fundamentais para a saúde pública e o meio ambiente.

“A coleta, o afastamento e o tratamento do esgoto são essenciais para evitar a poluição dos rios e garantir a preservação dos recursos hídricos, que são a base do abastecimento de água para a população”, complementa Viviane Moraes.

Com a nova estação e a tecnologia de ponta Nereda®, a BRK reafirma seu compromisso de ir além do básico, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para um futuro mais saudável em Sumaré.