diretamente no solo, sendo que no primeiro caso pode comprometer a vida aquática e no segundo ocasionar a contaminação da terra e lençol freático.
A escola estadual Professor João Baptista Negrão Filho, já é ponto de coleta do Programa Olho Vivo, e na ocasião foram arrecadados 133 litros de óleo de cozinha usado, que receberão uma destinação ambientalmente adequada. Todo óleo é coletado pela empresa Planeta Azul que direciona o material para reciclagem, sendo, portanto, reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
A BRK participou de uma série de atividades a respeito da reciclagem e sua importância, que estão sendo realizadas na escola durante toda a semana, por iniciativa do professor João Luiz Sirico, que envolveu alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio. A diretora da unidade, Lilia Aparecida Campanholo, destacou o engajamento de toda a comunidade local com o tema, incluindo alunos, pais, funcionários e o corpo docente.
“É por meio dessas ações educativas que os adolescentes percebem seu papel como agentes transformadores do meio. Já estamos colhendo frutos deste trabalho que vem sendo desenvolvido, porque os alunos demonstram na prática, a relevância da contribuição e participação de cada um na preservação do meio ambiente”, afirma a educadora.
O time da concessionária contou com a participação de um integrante da equipe de Redes da BRK e de duas integrantes da empresa parceira Planeta Azul para a realização das rodas de conversa e exposições. Os estudantes foram divididos em quatro turmas, receberam orientações e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os temas.
“Participar ativamente de ações como essa, que reforçam a preocupação com o meio ambiente e se propõem a conscientizar crianças e adolescentes, é algo que nos motiva. Temos o compromisso de trabalhar no presente por um futuro mais sustentável e isso passa diretamente pela educação desta geração. Para isso, compartilhamos informações que podem mudar atitudes e ajudar a construir esse amanhã melhor”, destaca Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK em Rio Claro.