Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre a importância de periodicamente realizar a limpeza da caixa d’água da sua casa. Agora, você sabia que isso também é feito nos reservatórios da rede de abastecimento de água de Santa Gertrudes? A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, reconhece essa como uma ação preventiva de grande importância para manter a qualidade da água tratada que abastece todos os imóveis da cidade. Neste ano, o trabalho já começou.
Em 2023, a limpeza preventiva será realizada em oito reservatórios de água. O primeiro deles a passar pelo serviço foi o da Estação de Tratamento de Água (ETA), ainda no mês de março, e tem capacidade para reservar 700 mil litros de água tratada. Em abril, será a vez de mais dois reservatórios, os que atendem aos bairros Ipês e Santa Catarina.
A programação será retomada em junho, com a limpeza dos reservatórios Vigorelli, no centro, e do Jardim Industrial. Em julho, os trabalhos seguem para os reservatórios do Jequitibás 1 e Velório, também na área central. Por fim, o trabalho se encerra em agosto com uma intervenção no reservatório Jequitibás 3. As datas previstas podem sofrer alterações de acordo, por exemplo, com as condições climáticas ou situações emergenciais.
“Realizamos a limpeza preventiva dos reservatórios para assegurar que a água que está sendo distribuída na cidade continue com a mesma qualidade de quando sai da estação de tratamento. Temos uma preocupação constante com o produto que nosso cliente está recebendo em seu imóvel e, por isso, não nos descuidamos de manter o rigor também neste processo”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK.
Além da qualidade da água, as ações realizadas nos reservatórios também têm como objetivo avaliar a estrutura de cada unidade para ter garantias de que eles operam em plenas condições. Especialistas analisam e atestam por meio de laudos técnicos as condições internas e externas de cada local de reservação, reforçando a segurança operacional para funcionários e para a população que recebe o produto.
Em Santa Gertrudes, como os reservatórios estão distribuídos por toda a cidade, praticamente toda a população se beneficia com a limpeza preventiva. O serviço é feito com o uso de caminhões de hidrojateamento que proporcionam mais agilidade e eficiência. No final, há o processo de desinfecção do reservatório com hipoclorito. No total, cinco pessoas participam da ação em cada reservatório. A limpeza leva, em média, cinco horas.
Abastecimento pode oscilar durante o serviço
Para realizar a limpeza preventiva, o reservatório precisa ser esvaziado e, por isso, durante o serviço, os moradores dos bairros atendidos pelo reservatório que passa pela limpeza podem ter oscilação no abastecimento de água. O impacto, contudo, é reduzido em função do planejamento estratégico que programa as limpezas para os meses do período mais frio do ano, em que o consumo normalmente é reduzido, e em horários especiais quando necessário.
Lavagem caixa d’água
Assim como a concessionária faz a limpeza preventiva dos seus reservatórios, é importante que os clientes também façam esse procedimento com suas caixas d’água. Preferencialmente, isso deve ser realizado a cada seis. Assim, a água que chega à residência dentro dos padrões de potabilidade, se manterá assim mesmo depois de ficar armazenada por algum tempo na caixa d’água.
No site da BRK é possível aprender o passo a passo de como realizar essa limpeza. Confira em https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/ e lembre-se: após o término da limpeza, é importante deixar a caixa fechada para evitar que o local se torne um ponto para a proliferação do mosquito da dengue e também para que fique livre de sujeiras, pequenos animais e de insetos.