BRK realiza ação preventiva para assegurar qualidade da água em Marechal Deodoro

BRK realiza ação preventiva para assegurar qualidade da água em Marechal Deodoro

Notícias Jan 21, 2022

21 de Janeiro de 2022

Atualizada em 24 de Janeiro de 2022 às 17h55 

Estação de Tratamento de Água Estiva passará por manutenção programada na próxima segunda-feira (31)

Na próxima segunda-feira (31), a BRK realizará a lavagem do sistema floculador e decantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) Estiva, em Marechal Deodoro. O objetivo da manutenção programada é garantir a qualidade da água tratada distribuída à população, já que o sistema é responsável pela separação das impurezas durante o processo de tratamento.

O serviço será realizado a partir das primeiras horas da manhã, com previsão de término às 12h. Para que os trabalhos sejam realizados, será necessária a paralisação temporária da ETA Estiva. Após a finalização, o fornecimento de água será retomado gradativamente ao longo do mesmo dia.

De acordo com Magnólia de Jesus, coordenadora de Tratamento de Água e Esgoto da BRK em Alagoas, esse é um serviço que deve acontecer periodicamente para assegurar os padrões de potabilidade da água tratada exigidos para a distribuição.

“Os chamados floculadores e decantadores são essenciais no tratamento da água e precisam passar por limpezas preventivas frequentemente para garantir o pleno funcionamento da ETA e uma produção de água de qualidade”, explicou Magnólia.

As regiões atendidas pela ETA Estiva, que podem ser impactadas pela suspensão temporária do abastecimento durante a execução do serviço de melhoria, são: Barro Vermelho, Cajueiro, Centro de Marechal, José Dias e Taperaguá.

Modernização

Recentemente, a BRK investiu em diversas adequações para a modernização e eficiência operacional da ETA Estiva, que inclui a instalação de geradores para garantir a continuidade do abastecimento em caso de falta de energia elétrica, bombas centrífugas de maior potência, painéis de automação e telemetria para monitoramento do nível dos reservatórios e da qualidade da água, substituição de leitos filtrantes mais eficientes e instalação de equipamentos reservas.