BRK realiza parada programada para interligar nova adutora de água na Barra de São Miguel

BRK realiza parada programada para interligar nova adutora de água na Barra de São Miguel

Notícias Apr 11, 2025

Foto nova card
 

Na próxima terça-feira (15), a BRK vai realizar uma parada programada no município da Barra de São Miguel, para interligar uma nova adutora de água tratada. A atividade vai ocorrer das 00h às 17h, com a suspensão temporária do fornecimento em todo o município. A retomada do abastecimento será feita de forma gradativa, com previsão de normalização completa em até 48 horas após a finalização dos serviços.

A ação envolve a execução de uma travessia sob o rio Niquim, com a substituição da estrutura atualmente responsável pelo suporte das tubulações. O novo sistema garantirá mais segurança operacional e maior confiabilidade no transporte de água tratada. Para isso, será utilizado um método não destrutivo, que permite a instalação da nova tubulação sem a necessidade de escavações abertas, reduzindo impactos ambientais.

Durante a intervenção, serão temporariamente paralisadas a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Barra de São Miguel, as adutoras de água bruta e tratada e a captação BSM. Ao todo, o investimento da empresa ultrapassa R$ 2 milhões e integra um conjunto de iniciativas contínuas voltadas à modernização e à segurança do sistema de abastecimento.

“Essa obra é essencial para evitar rompimentos que poderiam comprometer a segurança operacional. Utilizaremos tecnologia não destrutiva, que permite uma execução mais rápida, segura e com menor interferência no ambiente urbano e natural. Além disso, os novos tubos oferecem maior resistência à corrosão e abrasão, garantindo durabilidade e eficiência no transporte da água”, destaca Wilson Bombo, diretor operacional da BRK em Alagoas.

A concessionária pede que a população se prepare com antecedência, realizando a reserva de água e evitando atividades que demandem alto consumo durante o período da intervenção.

Sobre a BRK

A BRK é uma empresa privada do setor de saneamento básico que desempenha atividades na Região Metropolitana de Maceió desde 2021. Ao todo, são atendidas 13 cidades do estado de Alagoas, sendo concessão plena em três delas (Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro). Empresas como a CASAL ainda possuem responsabilidades em determinadas localidades.

Com um contrato de concessão de 35 anos, a empresa busca universalizar o serviço de água até 2027. A cobertura da rede de esgotamento sanitário deve atingir 90% da população até 2037, com 83% de cobertura em 2029.

Texto: Lisa Gabriela