Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, líderes comunitários de Macaé-RJ, de bairros que fazem parte da área de concessão da BRK, empresa responsável pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto no município, foram convidados para uma visita na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, localizada no bairro da Glória, na Linha Verde. O encontro teve o objetivo de apresentar os investimentos feitos pela concessionária e fazer um balanço sobre as obras e melhorias já executadas.
Durante a reunião, técnicos da BRK puderam fazer orientações sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, tirar dúvidas, conhecer melhor as demandas das localidades e trocar informações que podem proporcionar uma melhor experiência aos moradores. O município tem avançado na ampliação da infraestrutura e nas tecnologias utilizadas para garantir um saneamento de qualidade. Hoje, são 242 Km de redes exclusivas, 125 estações elevatórias (centrais de bombeamento) e três estações de tratamento em operação, que permitem que a cidade ultrapasse 373 milhões de litros de esgoto tratados por mês, o que equivale a, aproximadamente, 149 piscinas olímpicas de efluente livre de poluentes, protegendo o meio ambiente.
- Em Macaé existem diversos agentes que contribuem para a implantação e manutenção da infraestrutura do saneamento. A Prefeitura é responsável pela coleta de lixo e pela rede de drenagem pluvial (água da chuva); a Cedae, pela água que chega nas torneiras dos imóveis, e nós da BRK, pela coleta e tratamento do esgoto. A população também tem um papel essencial de zelar por essa estrutura, fazendo a ligação dos imóveis à rede coletora, o descarte correto dos resíduos, o uso consciente da água. E as lideranças além de serem os porta vozes dos moradores, têm ainda o papel de levar informação para a vizinhança. Isso ajuda a desmistificar o trabalho da concessionária e fazer a população entender que todos precisam fazer a sua parte – ressalta o gerente de Operações, Renato Miranda.
Entre a participação das lideranças comunitárias, Clessiane Alves, representante do bairro Jardim Franco, ressaltou a importância da troca de ideias e da aproximação com a companhia.
- Foi um evento muito importante, uma tarde de aprendizado, com riqueza de conhecimento, de um serviço que impacta diretamente na nossa qualidade de vida e bem-estar. Ficamos impactados de ver todo o passo a passo do trabalho da concessionária e a estrutura operacional dedicada ao tratamento do esgoto. Poderemos levar muitas informações para os nossos vizinhos. Vamos fazer uma mobilização para que também possamos trazer esse conhecimento para uma reunião junto aos moradores do nosso bairro – pontua Clessiane.