7 de Março de 2023
Vazamento não visível está localizado em uma rede de distribuição que passa por baixo de aqueduto e está próxima a uma tubulação de gás, a três metros de profundidade
Após a identificação de um vazamento não visível em uma rede de água na Rua Marquês de Abrantes, no Bebedouro, equipes técnicas da BRK seguem trabalhando no local desde essa segunda-feira (6), em um serviço considerado de alta complexidade.
Isso porque o trecho danificado está localizado abaixo do aqueduto (canal subterrâneo) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cardoso. Além disso, a rede de distribuição de 150 milímetros de diâmetro está situada a três metros de profundidade, muito próxima a uma tubulação de gás.
Por esses motivos, identificados após a escavação, a solução encontrada pela concessionária para garantir a retomada do abastecimento dos moradores da região afetada pelo vazamento é o isolamento do trecho danificado e a realização de uma nova interligação na rede, que passará a receber água de outro reservatório. Essas tratativas já estão em andamento.
Os trabalhos de diagnóstico na região tiveram início no domingo (5), com a ajuda de equipamentos especializados para a localização do ponto exato onde a rede apresentou rompimento. Para encontrar o vazamento oculto, os técnicos realizaram uma pesquisa acústica nas redes da região com a ajuda de geofones, além de equipamentos especializados na filmagem interna das tubulações. Ao todo, dez profissionais trabalham na ocorrência.
Texto: Bárbara Pacheco