Notícias

BRK Ambiental apresenta dicas para identificar vazamentos de água dentro de casa

Nesse período de pandemia e quarentena, diversas pessoas aproveitaram para dar uma geral em seus imóveis. Fazer aquela faxina, organizar objetos, entre outros. Que tal revisar as instalações internas de casa e procurar por vazamentos? A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Caçador preparou algumas dicas, confira.

Nesse período de pandemia e quarentena, diversas pessoas aproveitaram para dar uma geral em seus imóveis. Fazer aquela faxina, organizar objetos, entre outros. Que tal revisar as instalações internas de casa e procurar por vazamentos? A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Caçador preparou algumas dicas, confira.

Os vazamentos de água, sejam eles domésticos ou públicos, podem provocar grandes transtornos. Identificar esses problemas é uma das formas mais eficientes de evitar o desperdício de água, conforme explica o coordenador comercial da concessionária, Celmo Rechi Barbosa.

“O que muitas pessoas não sabem é que ações simples podem auxiliar na identificação de possíveis vazamentos internos, evitando o desperdício de litros e mais litros de água, que poderiam ser destinados ao uso das famílias. Esse desperdício gera um problema para toda sociedade, e quando evitados geram economia”, conta Celmo.

Vazamentos podem ocorrer em qualquer ponto da tubulação, mas os mais comuns são encontrados em torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas ou na boia da caixa de água. Além dos casos mais aparentes, existem também os vazamentos ocultos, que são aqueles que não vemos e, que muitas vezes, exigem serviço especializado para repará-los.

“Além do controle que você mesmo pode fazer da leitura de seu hidrômetro, é possível detectar vazamentos observando a tubulação que leva água até o reservatório, verificando a válvula ou a caixa de descarga, as paredes, o piso e o terreno ao redor da casa. Umidade, gotas de água aparentes, tinta descascada, manchas de umidade, bolor, terreno fofo ou molhado e paredes, teto ou piso estufados podem significar vazamentos” explica Celmo.

Confira dicas para identificar esses vazamentos:

Verifique a válvula de descarga e as demais instalações hidráulicas

Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia.

Verifique seu hidrômetro

Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar.

Observe a caixa de água

Às vezes, a origem do vazamento pode estar na caixa de água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme o problema. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

Infiltração e umidade

Infiltrações nas paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Busque por sinais de tinta descascando ou pisos molhados. Verifique por sinais de umidade e, caso constate, busque ajuda de um encanador. Esses vazamentos são os mais difíceis de serem encontrados, pois estão ocultos, dentro das paredes. Por isso, em caso de suspeita, como um aumento súbito na quantidade de água consumida, contate um técnico para identificar a origem e realizar os reparos.

Juntos pelo acesso ao saneamento

A BRK Ambiental, junto a Water.org, organização internacional sem fins lucrativos pioneira em soluções inovadoras para garantir o acesso à água e saneamento de qualidade, apoia o programa de microcrédito BF Saneamento em Caçador. A linha de crédito disponibilizada pelo Banco da Família visa oferecer uma alternativa social para pessoas com dificuldade de acesso aos serviços de saneamento básico. É possível comprar e instalar caixa d’água em casa, fazer a conversão do padrão de ligação de água, a identificação e o conserto de vazamentos internos ou ainda construir e reformar banheiros.

A busca e o reparo de vazamentos internos são ótimas alternativas para economizar água e contribuir com o meio ambiente. Realize as vistorias e os testes e, caso suspeite de algum vazamento e precise de orientações, informe também a BRK Ambiental. Estamos atendendo por meio do telefone 0800 771 0001. Visite também o site www.brkambiental.com.br para mais dicas.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE